Nasa descobre áreas na Lua com temperaturas estáveis e “confortáveis”
A descoberta foi feita por um estudo de cientistas financiado pela agência que utilizou sonda espacial laçada em 2009
atualizado
Compartilhar notícia
A Nasa, Agência Espacial dos Estados Unidos, divulgou ter descoberto locais em poços e cavernas na Lua que permanecem a temperaturas “confortáveis”, de 17°C. Um estudo de cientistas financiado pelo órgão percebeu a temperatura. O grupo utilizou a sonda espacial Orbitador de Reconhecimento Lunar (LRO, na sigla em inglês), lançada à exploração em 2009.
Esses locais no satélite natural podem ser úteis em uma possível exploração lunar, pois as temperaturas são estáveis, o que é muito importante. Em outros pontos na Lua, as temperaturas variam de 127°C durante o dia a até -173°C à noite.
Além disso, os poços e cavernas seriam úteis porque protegem contra raios cósmicos, radiação solar e micrometeoritos.
Segundo Noah Petro, um dos cientistas do projeto, essa descoberta aparenta ser positiva e promissora. “Saber que eles [os poços e cavernas] criam ambiente térmico estável nos ajuda a ‘pintar o perfil’ dessas características únicas e a previsão de um dia esplorá-los”, aponta.
No Twitter, a conta oficial da agência espacial propõe a pergunta provocativa: “Poderiam eles [poços e cavernas] se tornar futuros habitats para astronautas?”.
Veja o post:
Lunar Reconnaissance Orbiter images of pits indicate that the Moon has caves. Could they become astronaut habitats?
Scientists have discovered that parts of the pits are always about 63°F (17°C), differing from extreme temperatures at the Moon’s surfacehttps://t.co/K0sm1CLqal
— NASA Moon (@NASAMoon) July 26, 2022
Esse anúncio vem semanas antes de outro lançamento importante da Nasa: a primeira missão não tripulada do programa de retorno à Lua. Segundo o que há programado, o regresso de humanos ao satélite deve ocorrer até 2025. Isso seria a preparação de outro projeto ainda maior: a primeira missão com astronautas a Marte.