Nasa confirma pouso de sonda em asteroide que é ameaça para a Terra
O objetivo é que a espaçonave OSIRIS-REx volte à Terra trazendo informações sobre a origem do sistema solar
atualizado
Compartilhar notícia
A Nasa anunciou, nesta terça-feira (20/10), que o pouso da sonda Osiris-REx na superfície de Bennu, um dos asteroides mais estudados pela astronomia recente, foi um sucesso. A confirmação foi feita pelo Twitter pela agência espacial.
O objetivo da missão é de que a espaçonave OSIRIS-REx volte à Terra trazendo informações sobre a origem do sistema solar.
Preliminary data show that today’s sample collection event went as planned 👍 More details to come once all the data from the event are downlinked to Earth. Thanks, everybody, for following along as we journey #ToBennuAndBack!
Next stop: Earth 2023! 🌍 pic.twitter.com/fP7xdOEeOs
— NASA’s OSIRIS-REx (@OSIRISREx) October 20, 2020
De acordo com a Nasa, Bennu contém material do início do sistema solar e pode conter os precursores moleculares da vida e dos oceanos da Terra.
Segundo a agência espacial, o asteroide tem potencial para atingir a superfície terrestre no próximo século. A estimativa é de que o impacto com a Terra ocorra no ano de 2135.
A Nasa explica que em termos de comparação, a OSIRIS-REx pousando em Bennu é como uma van chegando ao edifício Empire State Building, em Nova York.
Em março de 2021 a sonda Osirix-Rex iniciará sua longa viagem de volta à Terra e, em 24 de setembro de 2023, lançará preso a um paraquedas o contêiner com as amostras de asteroide. A carga deverá pousar no deserto de Utah (EUA).