Astrônomos descobrem exoplaneta totalmente coberto por oceanos

O exoplaneta TOI-1452 b está localizado a 100 anos-luz da Terra e é todo coberto por uma camada espessa de água

Google News - Metrópoles
Benoit Gougeon/Universidade de Montreal
Exoplaneta TOI-1452 b
1 de 1 Exoplaneta TOI-1452 b - Foto: Benoit Gougeon/Universidade de Montreal

Pesquisadores anunciaram a recente descoberta de um exoplaneta totalmente coberto por oceanos.

Pouco maior em tamanho e massa que o planeta Terra, este mundo extra-solar orbita uma das duas pequenas estrelas de um sistema binário localizado na constelação de Draco, a cerca de 100 anos-luz daqui.

5 imagens
O TOI-1452 b, como é chamado, é um pouco maior que o planeta habitado por seres humanos. Sua localização, em relação à estrela que orbita, é ideal para a existência de água líquida na superfície.
Cientistas dizem que o corpo celeste poderia ser um “planeta oceânico”, coberto por uma espessa camada de água. A massa do exoplaneta é cinco vezes maior que a da Terra
O exoplaneta orbita duas pequenas estrelas de um sistema na constelação Draco, localizada a 100 anos-luz da Terra
Uma imagem de como seria a superfície do TOI-1452 b
1 de 5

2 de 5

3 de 5

4 de 5

5 de 5

Uma imagem de como seria a superfície do TOI-1452 b

Benoit Gougeon/Universidade de Montreal

Segundo a equipe internacional de pesquisadores da Universidade de Montreal, no Canadá, a localização do TOI-1452 b, como foi intitulado, é ideal para a existência de água na superfície.

Nem quente, nem frio

O estudo dos cientistas foi publicado no The Astronomical Journal. Segundo a pesquisa, o primeiro sinal da existência do TOI-1452 b foi captado pelo Satélite de Pesquisa de Exoplanetas em Trânsito (TESS) da Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (Nasa).

Depois, o telescópio do Observatório de Mont-Mégantic (OMM), em Quebec, conseguiu confirmar a existência do planeta.

A estrela hospedeira é menor que o Sol. A distância do exoplaneta em relação a ela deixaria a temperatura por lá nem muito quente, nem muito fria. Isso pode ser um fator importante para indicar que o TOI-1452 b é todo coberto por uma camada espessa de água.

A estrutura seria semelhante a de algumas das luas de Júpiter ou Saturno. Os cientistas precisaram de mais de 50 horas de observação para estimar a massa do planeta, que estimam ser quase cinco vezes a da Terra.

Mundo aquático

Segundo Charles Cadieux, Ph.D. estudante da Universidade de Montreal e que lidera o estudo, o exoplaneta TOI-1452 b é provavelmente rochoso como a Terra, mas seu raio, massa e densidade sugerem um mundo muito diferente do nosso.

A Terra é essencialmente um planeta muito seco; embora às vezes o chamemos de Planeta Azul porque cerca de 70% de sua superfície é coberta por oceano, a água na verdade representa apenas uma fração insignificante de sua massa – menos de 1%.

“TOI-1452 b é um dos melhores candidatos a planeta oceânico que encontramos até hoje”, disse Cadieux. “Seu raio e massa sugerem uma densidade muito menor do que se esperaria para um planeta que é basicamente composto de metal e rocha, como a Terra”, afirmou Cadieux.