Iceberg em formato “perfeito” é encontrado na Antártida pela Nasa
Clique foi publicado em 17 de outubro no perfil da agência no Twitter, mas repercutiu nas redes sociais esta semana
atualizado
Compartilhar notícia
Durante um sobrevoo pela Antártica, um iceberg com um formato bastante curioso chamou a atenção de pesquisadores da Nasa. Sem qualquer manipulação humana, sim pela própria natureza, o imenso bloco de gelo possui bordas retas e a superfície incrivelmente lisa, como se tivesse sido cortado por uma máquina.
Em seu perfil no Twitter, a agência explica o formato perfeito do iceberg tabular. Trata-se de um bloco que deve ter se desprendido recentemente e, por isso, ainda não foi “moldado” e rachado pelo contato com a água. “A superfície plana e os ângulos retos indicam que provavelmente foi originado recentemente da plataforma de gelo Larsen C, na península Antártica”, afirmou a Nasa no post.
<blockquote class=”twitter-tweet” data-lang=”pt”><p lang=”en” dir=”ltr”>From yesterday's <a href=”https://twitter.com/hashtag/IceBridge?src=hash&ref_src=twsrc%5Etfw”>#IceBridge</a> flight: A tabular iceberg can be seen on the right, floating among sea ice just off of the Larsen C ice shelf. The iceberg's sharp angles and flat surface indicate that it probably recently calved from the ice shelf. <a href=”https://t.co/XhgTrf642Z”>pic.twitter.com/XhgTrf642Z</a></p>— NASA ICE (@NASA_ICE) <a href=”https://twitter.com/NASA_ICE/status/1052601381712887809?ref_src=twsrc%5Etfw”>17 de outubro de 2018</a></blockquote>
<script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>
Pelas imagens, não é possível dizer o tamanho exato do bloco, mas especialistas arriscam dizer que ele deve possuir cerca de 1,6km de largura. Apesar de ser raro, este não é o primeiro iceberg tabular visto por cientistas da Nasa. O maior deles tinha 11 mil quilômetros quadrados.