Foto do eclipse solar tirada por brasiliense é “imagem do dia” da Nasa
Imagem de Leonardo Caldas capta o momento exato em que a Lua se posiciona em frente ao Sol e há a formação de um arco de luz
atualizado
Compartilhar notícia
A agência espacial norte-americana Nasa escolheu, nesta terça-feira (09/07/2019), a foto do brasiliense Leonardo Caldas do eclipse solar total de 2019 para publicar no site Astronomy Picture of the Day (Apod), que mostra diariamente uma nova imagem de fenômenos astronômicos observados por fotógrafos de todo o mundo.
A imagem (foto em destaque) de Caldas capta o momento exato em que a Lua se posiciona na frente do Sol e há a formação de um arco de luz. Para complementar, aves passavam pelo céu de La Sirena, no Chile.
“Submeti a foto à aprovação no mesmo dia em que a tirei, ainda no Chile, mas a triagem é bastante criteriosa, para evitar fraudes. Os editores da Apod só acreditaram que minha foto não era montagem quando viram o vídeo de onde tirei este frame”, disse o astrofotógrafo em entrevista ao portal G1.
Essa foi a terceira vez que o brasiliense registrou um eclipse solar. Em 2017, ele foi até os Estados Unidos para acompanhar o fenômeno.
“Deixei uma câmera filmando em qualidade 4k, e foi exatamente o momento que houve a revoada desses pássaros. Foi a coisa mais interessante do mundo, eu nunca tinha presenciado algo assim”, contou Caldas sobre o processo da fotografia.
Artigo
O site da Nasa publica também artigos sobre os fenômenos. A foto de Caldas mostra a reação das aves ao eclipse, comportamento já observado por especialistas.
“Apesar de alguns comportamentos inesperados, as aves costumam voar mais baixo ou até mesmo pousar no chão durante o fenômeno”, explica na nota o especialista da Nasa. “Dados captados por radares confirmaram a redução de aves voando alto, bem como de insetos, no momento da totalidade.”