metropoles.com

Eclipse lunar total criará Lua de Sangue em 15 de maio; veja detalhes

Fenômeno poderá ser visto de diversas regiões do planeta, conforme o fuso horário de cada país

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
lua-de-sangue-cloe
1 de 1 lua-de-sangue-cloe - Foto: null

Pouco depois de um eclipse solar parcial, em 30 de abril, um eclipse lunar tomará conta dos céus no fim da noite de 15 de maio e início da madrugada do dia 16. Conhecido como Lua de Sangue, o fenômeno poderá ser visto de diversas regiões do planeta.

Dependendo do fuso horário, a lua vermelha será visível em grande parte das Américas e da Antártica, além da região ocidental da Europa e África e o lado oriental do Pacífico. O fenômeno poderá ser visto em todo o Brasil.

Segundo o site Space, o eclipse também poderá ser observado na Nova Zelândia, Europa Oriental e Oriente Médio, mas de forma “penumbral”, quando apenas a borda da sombra da Terra atinge a Lua.

O eclipse lunar costuma ocorrer sempre à lua cheia, quando a Lua está do lado oposto da Terra em relação ao Sol, sendo amplamente iluminada pela estrela. Com a órbita inclinada cerca de 5 graus diante à orbita do nosso planeta, a sombra da Terra não costuma atingir a Lua. No eclipse, porém, isso não acontece.

Simulação da Nasa

Uma simulação em vídeo divulgada pela Agência Espacial Norte Americana (Nasa) mostra a evolução da Lua ao longo de sua vida. No projeto, é possível ver como o satélite ganhou forma em 4,5 bilhões de anos.

A Lua foi alvo de diversos impactos, que deram a ela crateras que podem ser vistas hoje a olho nu. Localizada a uma distância de 384,4 mil quilômetros, a nossa Lua é o maior satélite natural de um planeta no sistema solar quando comparado ao tamanho de seu corpo primário — no nosso caso, a Terra.

Embora tenha evoluído à base de fogo e bombardeios, a Lua atualmente tem temperatura média de -53,1°C, chegando a -173,1°C e com máxima de 116,9°C.

A rotação da Lua, ou seja, o giro que ela dá em torno do próprio eixo, dura 27 dias, 7 horas e 43 minutos. É o mesmo tempo que ela leva para concluir uma volta em torno da Terra.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?