Dupla ganha Nobel de Química por ferramenta de construção de moléculas
Benjamin List e David W.C. MacMillan criaram a organocatálise, que teve impacto na pesquisa farmacêutica, segundo a academia sueca
atualizado
Compartilhar notícia
A Academia Real das Ciências da Suécia anunciou, nesta quarta-feira (6/10), que o alemão Benjamin List e o britânico David W.C. MacMillan são os ganhadores do Prêmio Nobel 2021 em Química.
A dupla desenvolveu uma ferramenta de construção de moléculas, que foi batizada de organocatálise. “Isso teve um grande impacto na pesquisa farmacêutica e tornou a química mais verde”, informou a academia, em nota à imprensa.
Learn more about the 2021 #NobelPrize in Chemistry
Press release: https://t.co/ZTmojxTAog
Popular information: https://t.co/yhv2AwJIcL
Advanced information: https://t.co/wxWHKRc9OK pic.twitter.com/frXKJ1ENMj— The Nobel Prize (@NobelPrize) October 6, 2021
Na teoria, a organocatálise é um tipo de catalisador, substância que controla e acelera reações químicas, sem fazer parte do produto final.
Muitas áreas de pesquisa e indústrias dependem dessa capacidade dos químicos de construir moléculas que podem formar materiais elásticos e duráveis, armazenar energia em baterias ou inibir a progressão de doenças. Esse trabalho requer catalisadores.
“Os catalisadores são, portanto, ferramentas fundamentais para os químicos, mas os pesquisadores há muito acreditavam que havia, em princípio, apenas dois tipos de catalisadores disponíveis: metais e enzimas. Benjamin List e David MacMillan recebem o Prêmio Nobel de Química 2021 porque em 2000 eles, independentes um do outro, desenvolveram um terceiro tipo de catálise. É chamada de organocatálise assimétrica e se baseia em pequenas moléculas orgânicas”, detalhou a Academia Real das Ciências da Suécia.
Benjamin List é diretor do Instituto Max Planck para Pesquisa de Carvão, e MacMillan atua como professor da Universidade de Princeton, nos Estados Unidos.
Juntos, eles recebem 10 milhões de coroas suecas, o equivalente a R$ 6,207 milhões.