metropoles.com

Conheça Katie Bouman, criadora de algoritmo para foto do buraco negro

A cientista, de 29 anos, era estudante do Massachusetts Institute of Technology (MIT) e estudava a sequência de operações há seis anos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
reprodução/Youtube
Katie Bouman
1 de 1 Katie Bouman - Foto: reprodução/Youtube

Era para ser só mais uma quarta-feira (10/4), mas um grupo de cientistas marcou o dia como uma data histórica para a ciência: eles divulgaram a primeira imagem já capturada de um buraco negro. E uma das principais responsáveis pela façanha inédita é a cientista Katie Bouman, de 29 anos, que construiu o algoritmo capaz de capturar a imagem.

“Observando, incrédula, a primeira imagem que eu já fiz de um buraco negro que estava em processo de reconstrução”, escreveu a cientista Katie Bouman em um post compartilhado no seu perfil do Facebook após a foto do objeto ter se tornado pública.


O jornal Washington Post fez um perfil da cientista e mostrou que Bouman é pesquisadora de pós-doutorado no Centro Harvard-Smithsonian de Astrofísica e estava trabalhando no tal algoritmo há quase seis anos, desde que ela era uma estudante de pós-graduação no Massachusetts Institute of Technology (MIT).

O mais impressionante é que a menina já havia desenvolvido um algoritmo há muito tempo, mas contou somente aos colegas de equipe.

Como funciona?
O grupo usou o algoritmo para processar dados coletados pelos telescópios que estavam espalhados pelo mundo em um esforço coletivo de astrônomos, engenheiros e matemáticos.

No entanto, “um número infinito de imagens possíveis” poderia explicar os dados obtidos, explicou Bouman em entrevista ao jornal. E foi aí que entrou o trabalho dos algoritmos que tiveram que “organizar o caos”.

O buraco negro, cerca de 3 milhões de vezes maior que o planeta Terra, foi apelidado pelos astrônomos de “monstro”.

Evolução
Pelo Twitter, o MIT publicou uma foto de Katie com os drives que agregaram todos os dados usados pelos cientistas.

Ao lado dela, uma imagem em preto e branco mostra a cientista Margaret Hamilton, que ajudou a escrever o código do algoritmo que foi capaz de levar o homem até a lua.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?