Conheça Ameca: robô impressiona com realismo de movimentos humanos
Robô Ameca foi apresentado em feira tecnológica e surpreendeu pelas reações realistas ao interagir com um ser humano. Veja os vídeos
atualizado
Compartilhar notícia
O robô com rosto humano mais avançado do mundo, apresentado em 2 de dezembro pela startup britânica Engineered Arts, surpreendeu até mesmo seus criadores por conta das diversas reações bem realistas.
Um vídeo divulgado pela empresa mostrou uma dessas interações entre um humano e uma máquina (veja abaixo).
Na cena, o homem tenta aproximar a mão do rosto de Ameca e, quando o dedo dele se aproxima do nariz do protótipo, este faz uma expressão carrancuda e se inclina para trás.
Quando a pessoa tenta o gesto novamente, o robô se mostra visivelmente “contrariado”. Ameca agarrou a mão dele e a retirou.
“O Ameca reage quando as coisas entram em seu ‘espaço pessoal’ […] Isso inclusive está começando a nos assustar”, relataram os engenheiros durante a apresentação do robô o Consumer Electronic Show (CES) 2022, feira de eletrônicos que ocorre todos os anos em Las Vegas, nos Estados Unidos.
Estrutura facial avançada
A máquina possui uma face com olhos, bochechas, boca e testa. A programação incluiu uma série de gestos faciais, que mostram de espanto a raiva, e até expressão de felicidade.
Segundo a Engineered Arts, Ameca possui uma arquitetura modular que permite melhorar facilmente suas capacidades mediante atualizações, tanto físicas como de software.
A tecnologia com aparência humanoide, no entanto, tem apenas a estrutura facial avançada. O robô ainda não é capaz de andar, feito que a empresa espera alcançar em breve.
IA e machine learning
O Ameca combina inteligência artificial e machine learning, que é um subcampo da Engenharia e da ciência da computação que evoluiu do estudo de reconhecimento de padrões e da teoria do aprendizado computacional em IA.
O modo como interage de forma natural com quem fale em inglês chega a ser assustador. No entanto, o robô funciona como tecnologias virtuais já encontradas no mercado, como a Alexa e Siri, por exemplo.
No entanto, a capacidade de identificação visual e de memória do robô humanoide é impressionante, remetendo a filmes futurísticos que todos pensavam ser distante da realidade até hoje.
Conheça as principais características do Ameca
Modular por design: tanto o hardware quanto o software são modulares, tornando-o facilmente atualizável. A pessoa pode programar o robô para ter apenas uma cabeça ou um braço, por exemplo. Não há necessidade de um robô completo.
Cabeça nas nuvens: é possível ter acesso a todos os dados do robô na nuvem, controlá-lo como avatar pessoal em qualquer lugar do mundo.
Movimento natural: Ameca apossui movimentos suaves e realistas e recursos avançados de expressão facial, o que significa que o robô pode estabelecer um relacionamento instantâneo com qualquer pessoa.
Segundo os desenvolvedores, o robô pode desenvolver a interação entre humanos e qualquer metaverso ou reino digital.