Cientistas revelam 1ª imagem de buraco negro gigante na nossa galáxia
Sagitário A* está localizado no centro da Via Láctea. Detalhes sobre o objeto foram dados em conferência realizada nesta quinta-feira (12/5)
atualizado
Compartilhar notícia
Cientistas do consórcio Event Horizon Telescope (EHT) revelaram, na manhã desta quinta-feira (12/5), a primeira imagem de um buraco negro supermassivo no centro da nossa galáxia, a Via Láctea. O objeto gigantesco é conhecido como Sagitário A*.
Na semana passada, os astrônomos haviam anunciado a descoberta para esta quinta. Sob grande expectativa, o consórcio realizou uma conferência, transmitida pelas redes sociais, a fim de dar detalhes a respeito do buraco negro.
Congratulations to the @ehtelescope team on capturing the first image of Sagittarius A*, the black hole at the center of our galaxy! https://t.co/unviRGjZEe
— NASA (@NASA) May 12, 2022
Em 2019, o mesmo grupo de pesquisadores já havia revelado a primeira imagem de um buraco negro supermassivo, no centro da galáxia M87, localizado a uma distância de 55 milhões de anos-luz da Terra.
O Sagitário A* está a uma distância de 26 mil anos-luz do nosso planeta. Ele foi estudado por anos e seu registro em imagem só foi possível graças ao Event Horizont Telescope (Telescópio do Horizonte de Eventos), que conta com 11 radiotelescópios pela Terra e possui observatórios espaciais em 8 locais do mundo.
Geofrrey Bower, cientista do projeto, afirmou ter ficado surpreso “ao ver como o tamanho do anel que observamos está tão de acordo com as previsões da Teoria da Relatividade Geral de Einstein”.
“Estas observações sem precedentes aumentaram grandemente o nosso conhecimento do que acontece mesmo no centro da nossa Galáxia e nos dão novas pistas sobre como é que estes buracos negros gigantes interagem com o meio que os rodeia”, disse.