metropoles.com

Cientistas “ouvem” pela primeira vez nascimento de um buraco negro

Segundo os estudiosos, o som se parece com o piar de um pássaro. Acontecimento pode comprovar teorias como do físico Albert Einstein

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
European Southern Observatory / AFP
buraco negro
1 de 1 buraco negro - Foto: European Southern Observatory / AFP

Físicos do Instituto de Tecnologia de Massachussets (MIT), nos Estados Unidos, “ouviram” o som do nascimento de um buraco negro pela primeira vez. Segundo eles, o som se parece com o piar de um pássaro. As informações são do portal G1.

Um estudo publicado na revista “Physical Review Letters” nesta quarta-feira (11/09/2019) diz que os resultados podem comprovar a teoria da relatividade do teórico Albert Einstein.

Para o cientista, um buraco negro que surge a partir da colisão de outros dois de grande massa deveria vibrar após o choque produzindo ondas gravitacionais. Algo parecido com um sino, que reverbera após o toque. Einstein previu que esta oscilação poderia trazer informações sobre a massa e a trajetória de um buraco negro recém-nascido.

Nasa
Imagem mostra colisão entre dois buracos negros

“Todos nós esperamos que a [teoria da] relatividade geral esteja correta, mas esta é a primeira vez que nós confirmamos como ela acontece”, disse em nota um dos autores do estudo, o uruguaio Maximiliano Isi. “Esta é a primeira vez que temos sucesso em uma tentativa de medir o ‘teorema’ das equações de Einstein-Maxwell”, completou.

O que é um buraco negro?
Os buracos negros são uma grande quantidade de massa concentrada em um espaço muito reduzido. Seu campo gravitacional é tão forte que ele atrai para si tudo o que se aproxima dele, incluindo a luz.

Além da colisão entre dois buracos pré-existentes, outra forma de produzir um buraco negro é uma estrela com grande massa deixa de emitir luz no final da sua vida. O centro dessa estrela entra em colapso e ocorre a chamada explosão “supernova”. Isso pode produzir um buraco negro “estelar”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?