Cientistas encontram lago subterrâneo com água líquida em Marte
Descoberta de um reservatório permanente aumenta as chances de haver vida no planeta
atualizado
Compartilhar notícia
Existe água líquida em Marte e de forma constante. A descoberta foi anunciada nesta quarta-feira (25/7) por cientistas da Agência Espacial Italiana. Segundo o comunicado, os especialistas acharam um reservatório subterrâneo permanente e esta prova científica aumenta consideravelmente as chances de haver vida no planeta.
“Foram anos de debate e investigações, ficamos anos discutindo se isso era mesmo possível. Mas, agora, podemos dizer: descobrimos água em Marte”, disse o astrônomo Roberto Orosei, pesquisador da Universidade de Bolonha e principal autor da descoberta.
O depósito perene foi encontrado 1,5km abaixo de uma camada de gelo, próximo ao polo sul de Marte. “Trata-se de um lago com 20 quilômetros de diâmetro”, contou Orosei. A descoberta será publicada na revista Science desta semana.
“Sem água, nenhuma forma de vida como a conhecemos poderia existir. Por isso, é grande o interesse na detecção de água líquida em outros planetas”, afirma a pesquisadora Anja Diez, do Instituto Polar Norueguês. (Com informações da BBC Brasil)