Aposta da ciência, planeta do TRAPPIST-1 não tem atmosfera
A 39 anos-luz da Terra, o TRAPPIST-1b faz parte de um sistema com mais seis planetas. Todos orbitam uma estrela anã vermelha
atualizado
Compartilhar notícia
Com tamanho muito semelhante ao da Terra, o planeta TRAPPIST-1b, localizado no sistema TRAPPIST-1 — a uma distância de 39 anos-luz do nosso lar —, não tem atmosfera. A análise foi publicada pela revista científica Nature, e os dados são do telescópio espacial James Webb.
O planeta já foi aposta da astronomia não só pelo tamanho igual ao da Terra, mas por estar em um sistema solar com outros seis planetas que orbitam uma estrela anã vermelha.
O James Webb analisou, por meio de radiação infravermelha emitida pela estrela antes e durante a passagem do TRAPPIST-1b por ela, que o planeta não possui atmosfera, um dos itens mais importantes para a manutenção da vida. Além disso, os dias por lá podem chegar a 230°C.
O planeta, ainda segundo a Nature, não mostrou presença de dióxido de carbono. Estudos anteriores confirmaram que o TRAPPIST-1b recebe quatro vezes mais radiação de sua estrela do que a Terra do Sol.
TRAPPIST-1
Localizada na constelação de Aquário, a estrela TRAPPIST-1 tem cerca de 500 milhões de anos e possui sete planetas à sua volta. O sistema começou a ser observado no fim da década de 1990. Mas somente em 2015, por meio do telescópio TRAPPIST (Transiting Planets and Planetesimals Small Telescope), cientistas descobriram três planetas rodeando a anã vermelha.
Posteriormente, outros cinco corpos foram achados em torno da estrela, mas a existência de um dos planetas chegou a ser descartado, totalizando sete objetos. A TRAPPIST-1, embora relativamente perto da Terra, não é visível a olho nu. Isso porque seu brilho é muito fraco.