metropoles.com

Antes de colidir com Via Láctea, Andrômeda fundiu-se em outra galáxia

Via Láctea e Andrômeda estão em rota de atração e devem fundir-se daqui a 4 ou 5 bilhões de anos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Nasa/Divulgação
andromeda galaxia
1 de 1 andromeda galaxia - Foto: Nasa/Divulgação

A galáxia mais próxima da Via Láctea, Andrômeda — localizada a 2,5 milhões de anos-luz da Terra —, colidiu-se com outra há cerca de 2 bilhões de anos, conforme apontam nossas evidências. O episódio marcou o crescimento de Andrômeda após uma enorme imigração de estrelas. As informações são do Space.

De acordo com a publicação, a evidência se deu a partir da análise de 7,5 mil estrelas no halo interno da galáxia e seus respectivos movimentos. Notou-se que os objetos nasceram a partir de outra galáxia.

Era consenso no meio científico que o enorme tamanho de galáxias como Andrômeda e Via Láctea se deu devido a colisões cósmicas com outras galáxias, nas quais duas se fundem.

“Embora o céu noturno pareça imutável, o universo é um lugar dinâmico. Galáxias como M31 e nossa Via Láctea são construídas a partir dos blocos de construção de muitas galáxias menores ao longo da história cósmica”, explica o pesquisador Arjun Dey.

A descoberta foi feita por uma equipe de astrônomos que usaram o Instrumento Espectroscópico de Energia Escura (DESI) com o auxílio do Telescópio Nicholas U. Mayall, no Observatório Nacional de Kitt Peak, nos Estados Unidos.

Via Láctea x Andrômeda

Ainda segundo o Space, acredita-se que grande parte das estrelas na Via Láctea nasceram, na verdade, em outra galáxia. A colisão teria ocorrido entre 8 e 10 bilhões de anos atrás.

Andrômeda e a Via Láctea estão em rota de batida, e o “acidente” cósmico que fundirá as duas galáxias deve ocorrer daqui a 4 ou 5 bilhões de anos. Se ainda houver Terra e o Sistema Solar, todo o nosso céu ficará iluminado dia e noite devido à luz das novas estrelas.

Ambas as galáxias estão se atraindo. Conforme o doutor Cosmologia e professor do IFMA (Instituto Federal do Maranhão) Rafael Christ, em entrevista ao Uol, “Andrômeda possui cerca de 1 trilhão de estrelas e a nossa galáxia tem aproximadamente 200 bilhões. Como são os dois sistemas mais massivos do grupo local [composto por 54 galáxias], elas sofrem a atração gravitacional mútua, ou seja, uma está atraindo a outra”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?