“A parte mais difícil de ser um criador é o emocional”, diz Nathalia Arcuri no SxSW
Nathalia Arcuri participou do South by Southwest (SxSW), evento anual de empreendedorismo, cultura e tecnologia realizado em Austin, nos EUA
atualizado
Compartilhar notícia
Nathalia Arcuri, fundadora do canal “Me Poupe”, marcou presença no South by Southwest (SxSW), durante o painel “Como ‘creators’ da América Latina podem gerar receita e inclusão”. O evento, que acontece anualmente em Austin, nos Estados Unidos, é um dos maiores de empreendedorismo, cultura e tecnologia do mundo.
Arcuri, que recentemente anunciou um reposicionamento em seu canal, com cerca de 50 demissões, também falou sobre os planos para o futuro de seu negócio. A jornalista e influenciadora digital contou que começou seu negócio ao perceber que tinha uma facilidade para lidar com dinheiro que não via em seus colegas. “Para mim é muito simples lidar com dinheiro. Se você tira a parte emocional fica fácil. Mas percebi que era fácil para mim, e não para os outros”, contou.
Arcuri fez ainda uma espécie de confissão no festival: a parte mais difícil de ser um criador não é a parte de produzir, mas a parte emocional.
“Quando eu botava conteúdo no YouTube, havia uma crítica imensa. Quando eu botava meu conteúdo na TV, no jornalismo, ninguém me criticava, criticava minha empresa. Quando você bota conteúdo na rede, tem que estar preparado para a crítica. Vi muitos creators perderem o juízo, pois as pessoas são muito cruéis. E você precisa ter cuidado, pois elogios são tão perigosos quanto críticas. Você tem que ser um monge e tem que repetir ‘Eu sou só um canal, tenho que passar uma mensagem”, diz.
Para a especialista em finanças, é muito importante ter uma rede de apoio, com pessoas próximas que possam compreender os momentos de dificuldade que aparecem com a superexposição. “Para você ter uma rede conectada de suporte para todos os momentos, uma rede profissional, ter terapeutas é fundamental. Eu faço terapia há dez anos. É importante você ter espaços para falar sobre o que está acontecendo internamente. Quando você entende que, não importa o que você faça, a crítica vai vir, você já espera por isso, então fica tudo mais fácil”.
Durante a sessão no SxSW, a CEO do “Me Poupe” não falou sobre o reposicionamento de sua marca. Mas, perguntada pelo Metrópoles sobre os planos para o futuro – se continuará com a parceria com a plataforma de educação a distância Hotmart – mostrou otimismo: “Como sempre vou inventar moda. E a hotmart sempre foi uma excelente parceira nas inovações que criei até hoje. Acredito que seja desejo de todos os lados que continuemos inventando moda juntos”
Ainda segundo Arcuri, há muito espaço para creators em finanças pessoais. Segundo a especialista, o tema ainda não chegou na maioria da população e ainda continua sendo elitizado: “Por mais que no ‘Me Poupe’ a gente fale com todas as classes, nossos alunos prioritariamente foram da classe A. Por isso mudamos o modelo de negócio, para que a gente possa chegar com a qualidade nas classes C, D e E. E por isso que acredito que ainda haja muito espaço para esses criadores de finanças”, finaliza.