Chuvas provocam enchentes e deixam três desaparecidos na Suíça
Tempestades desabaram sobre a região do Vale de Mesolcina, no cantão de Grisons. Cinco vilarejos ficaram sem água e luz
atualizado
Compartilhar notícia
Três pessoas ficaram desaparecidas no sábado (21/6), depois de fortes enchentes registradas na região de Grisons, na Suíça, na sexta-feira (20/6). Houve inundações e deslizamentos de terra. Dezenas de casas foram evacuadas.
De acordo com a imprensa local, estão entre os desaparecidos uma mulher e um casal. Segundo informações da polícia, que faz buscas intensas na região, é provável que as pessoas estivessem em casa quando as águas arrastaram residências e três veículos. O exército suíço também foi mobilizado para auxiliar nas buscas e evacuar as áreas afetadas.
Segundo o MeteoSchweiz, o serviço de meteorologia do governo suíço, desabaram sobre o Vale de Mesolcina, na Suíça italiana, no cantão de Grisons, 124 milímetros de chuva, sendo 63 milímetros em uma hora.
“Não foi o nível de chuva, mas a concentração em um período de tempo tão curto que causou os problemas”, disse um porta-voz da MeteoSchweiz. “Essa concentração ocorre apenas uma vez a cada 30 anos.” Na região, conhecida como Misox (nome em alemão), vários rios transbordaram, cobrindo estradas, campos e vilarejos com entulho, terra e madeira.
Inicialmente, quatro pessoas foram consideradas desaparecidas. Uma mulher, porém, foi encontrada mais tarde sob escombros e levada a um hospital em Lugano. Dois policiais também conseguiram escapar do veículo em que estavam, que ficou submerso até o teto.
Cinco vilarejos da região ficaram sem eletricidade e água potável após a tempestade. Nos últimos dias, outras áreas da Suíça, incluindo a estação de esqui de Zermatt, foram afetadas por tempestades. Estradas acabaram sendo bloqueadas e serviços ferroviários interrompidos nesses pontos.