metropoles.com

Chuvas fortes na Europa deixam desaparecidos e causam inundações

Cerca de 230 pessoas precisaram ser retiradas de casa na Suíça. Já na França, houve resgate de quase 100 pessoas por causa das chuvas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Mehdi Taamallah/NurPhoto via Getty Images
Foto colorida de bombeiro resgatando cachorro em Narcy, centro da França, em 20 de junho de 2024 por causa das chuvas
1 de 1 Foto colorida de bombeiro resgatando cachorro em Narcy, centro da França, em 20 de junho de 2024 por causa das chuvas - Foto: Mehdi Taamallah/NurPhoto via Getty Images

Três pessoas estão desaparecidas após as fortes chuvas que atingiram o sudeste da Suíça nas últimas horas, de acordo com informações fornecidas da polícia do cantão de Grisons, no sábado (22/6). Uma quarta pessoa, uma mulher, que também estava sumida, foi encontrada viva e levada para o hospital, segundo a fonte policial.

Na França, a vigilância laranja foi levantada nos departamentos da Savoie e Isère, onde inundações torrenciais atingiram os maciços de Oisans e Ecrins.

As fortes chuvas afetaram várias regiões da Suíça nos últimos dias. “Os rios transbordaram. As estradas foram inundadas e tiveram de ser fechadas”, explica a polícia.

Cerca de 230 pessoas foram retiradas da região indicou, ainda na tarde de sexta-feira (21/6), a chefe do órgão cantonal. Mais de 200 bombeiros e 50 agentes da proteção civil foram mobilizados. Tempestades causaram inundações após um deslizamento de terra no vale de Mesolcina, de acordo com a polícia através de um comunicado.

A famosa estação de esqui de Zermatt, no cantão de Valais, está isolada do mundo desde o meio-dia de sexta-feira (21/6), devido ao risco de inundações, que levaram à interrupção das ligações ferroviárias e rodoviárias.

Resgate de helicóptero após chuvas

Enquanto isso, operações de resgate aconteceram no sábado (22/6), na cidade de Saint-Christophe-en-Oisans, em Isère, departamento do sul da França, a 610 km de Paris. Quase uma centena de pessoas foram retiradas de helicóptero, na sexta-feira (21/6). Elas ficaram isoladas após a estrada principal ter sido inundada.

“Todas as pessoas foram atendidas e acomodadas ontem à noite em Deux-Alpes com a ajuda da prefeitura”, disse um porta-voz do departamento de segurança de Isère. “Quatro helicópteros foram utilizados para a operação, programada depois que a estrada departamental foi interrompida, na quinta-feira, por uma inundação torrencial. Foram observados muitos danos materiais em casas e estradas. Um diagnóstico da situação das estradas será divulgada”, afirmou.

Para ler a reportagem completa acesse RFI, parceiro do Metrópoles.

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?