metropoles.com

China reclama de exercícios militares de EUA e Filipinas na Ásia

Manobras no Mar do Sul da China intensificam atritos: Pequim denuncia provocação dos EUA e Filipinas em exercícios militares conjuntos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
China e EUA fazem manobras em área marítima em disputa na Ásia
1 de 1 China e EUA fazem manobras em área marítima em disputa na Ásia - Foto: Reprodução

O governo chinês afirmou, nesta quinta-feira (4/1), que exercícios militares conjuntos entre os Estados Unidos e as Filipinas no Mar do Sul da China são um “ataque à integridade territorial” chinesa e um ato claro de provocação. Os EUA anunciaram que realizariam manobras aeronavais em conjunto com as Filipinas, nas águas disputadas, com o porta-aviões de propulsão nuclear USS Carl Vinson, ao longo de dois dias.

“A Marinha dos Estados Unidos regularmente realiza exercícios desse tipo para fortalecer os laços entre nações aliadas e parceiras”, disse a Marinha dos EUA, em comunicado.

O porta-voz da diplomacia chinesa, Wang Wenbin, por sua vez, afirmou que as manobras realizadas têm como objetivo “mostrar sua força [dos EUA], e não ajudam a controlar as discordâncias e a situação” na região.

China e Filipinas enfrentam décadas de desacordos sobre a área de 3,5 milhões de quilômetros quadrados que se estende de Singapura ao Estreito de Taiwan, no Pacífico. O local é um importante ponto de passagem das rotas comerciais internacionais e o governo chinês reivindica soberania em quase todo o território.

Em resposta, o Exército chinês anunciou, também nessa quarta-feira (3/1), que forças navais e aéreas estariam realizando “patrulhas de rotina” no Mar do Sul da China até quinta-feira (hoje), mas não especificaram a localização das manobras, nem o número de soldados e aeronaves mobilizados.

A China alega que 90% do Mar do Sul, incluindo ilhas e águas, que também são reivindicadas por países vizinhos, são seus. Para tal, o governo usa a Linha das Novas Raias a fim de definir as fronteiras marítimas na região, baseados em historiografia e documentação de séculos atrás. No entanto, Brunei, Malásia, Filipinas, Vietnã e Taiwan contestam a legitimidade dessas reivindicações.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?