China impõe tarifas sobre 128 produtos dos Estados Unidos
Itens como frutas, frutas secas e vinho serão tributados em 15%, enquanto suínos e afins, em 25%
atualizado
Compartilhar notícia
A China anunciou nesta segunda-feira (2/4) a imposição de tarifas comerciais sobre um conjunto de 128 produtos norte-americanos, por conta das medidas que os Estados Unidos anunciaram no mês passado sobre as importações de aço e alumínio chineses.
Entre os itens, estão frutas, frutas secas e vinho, que terão tarifa de 15%, enquanto suínos e afins serão taxados em 25%, segundo anúncio do Ministério do Comércio chinês. A medida, já em vigor, é uma resposta à taxação de 25% nas importações de aço e 15% nas de alumínio procedentes da China.
Em outro comunicado, o Ministério do Comércio chinês pediu aos Estados Unidos que retirem suas medidas contra o aço e o alumínio. Segundo Pequim, elas violam as normas da Organização Mundial de Comércio (OMC).A China já tinha anunciado, no dia 23 de março, que iria impor essas tarifas se os EUA seguissem adiante com seus planos de tributar as importações de aço e alumínio. Mesmo assim, Pequim sempre insistiu que desejava evitar uma guerra comercial e advertiu o governo norte-americano para não abrir “uma caixa de Pandora”.