metropoles.com

China deseja mediar crise no Níger após golpe militar

O governo da China anunciou, na última segunda-feira (4/9), o desejo de ser o mediador na crise do Níger, alvo de um golpe militar em julho

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Anadolu Agency/Getty Images
Imagem colorida mostra manifestantes no Níger protestando contra a França - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra manifestantes no Níger protestando contra a França - Metrópoles - Foto: Anadolu Agency/Getty Images

O governo da China anunciou, na última segunda-feira (4/9), a intenção de mediar a crise no Níger, que enfrenta um período de instabilidade após militares derrubarem Mohamed Bazoum e assumirem o poder no fim de julho.

A informação foi divulgada após uma reunião entre o enviado da China no Níger, Jing Feng, e o primeiro-ministro de transição do país africano, Ali Mahamane Lamine Zene.

O diplomata chinês enfatizou a posição da China de não interferir em assuntos internos de outros países, e disse que o país “está ao lado dos nigerinos nesta situação”. Jing Feng ainda destacou a importância de respeitar os países regionais no processo de negociação.

“O governo chinês pretende desempenhar o papel de mediador, com total respeito pelos países regionais, para encontrar uma solução política para esta crise no Níger”, disse.

O esforço diplomático da China em mediar a crise no país, alvo de sanções da Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) e da União Europeia, mostra um crescente interesse chinês em ocupar vácuos geopolíticos para criar novos laços e fortalecer antigos. O período ainda coincide com um distanciamento de países africanos do Ocidente, principalmente da França. 

No início deste ano, o país liderado por Xi Jinping foi responsável por mediar negociações entre Irã e Arábia Saudita, que reestabeleceram relações diplomáticas que haviam sido rompidas em 2016.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?