China media acordo entre facções palestinas para o controle de Gaza
Após anos de ruptura, Hamas e Fatah assinaram um acordo de “unidade nacional” para o controle da Faixa de Gaza após a guerra
atualizado
Compartilhar notícia
Em mais uma demonstração de influência no Oriente Médio, a China mediou um acordo entre Hamas e Fatah de uma “unidade nacional” para controlar a Faixa de Gaza após o fim da guerra na região. Além das duas principais facções, outros 12 grupos palestinos também assinaram o documento, nesta terça-feira (23/7), após três dias de negociações.
De acordo com um comunicado divulgado pelo Ministério das Relações Exteriores da China, o acordo tem como principal objetivo o “estabelecimento de um governo interino de reconciliação nacional com foco na reconstrução pós-conflito de Gaza”.
A reconciliação entre os dois grupos acontece após mais de 18 anos de ruptura após divergências políticas. Desde então, o Hamas controla a Faixa de Gaza enquanto o Fatah é responsável pelo comando da Cisjordânia.
Em abril deste ano, a China iniciou os esforços para reaproximar os dois grupos em uma reunião realizada em Pequim.
Após o anúncio, o ministro da Relações Exteriores israelense criticou o acordo e disse que Israel pretende manter o controle da Faixa de Gaza após o fim da guerra.