metropoles.com

Boric, presidente chileno, visita Antártida e reivindica soberania

Além do Chile outros países reivindicam partes da Antártida, como Reino Unido, França, Austrália e Argentina

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/X
Foto colorida do presidente do Chile, Gabriel Boric, na Antártida - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida do presidente do Chile, Gabriel Boric, na Antártida - Metrópoles - Foto: Reprodução/X

O presidente do Chile, Gabriel Boric, realizou uma viagem histórica ao Polo Sul e reafirmou a “reivindicação de soberania” do país latino a parte da Antártida. Durante a passagem do líder chileno pela região, ele destacou a importância de realização de estudos científicos no local para combater as mudanças climáticas.

“Do Polo Sul, num dia histórico para o Chile, quero destacar as enormes capacidades do nosso país e o papel decisivo que desempenhamos na preservação da Antártica como um continente de ciência e paz”, escreveu Boric em uma publicação na rede social X.

2 imagens
1 de 2

Reprodução/X
2 de 2

O presidente chileno viajou à Antártida acompanhado de um grupo de cientistas e membros do governo, como os ministros das Forças Armadas e do Meio Ambiente.

“É um orgulho ser o primeiro presidente da América do Sul a chegar a este ponto do planeta, um marco que nos permite posicionar-nos como a principal porta de entrada do mundo para a Antártica e ser um exemplo de cooperação internacional, tão necessária para enfrentar os desafios como a crise climática que já afeta a nossa vida quotidiana”, continuou Boric na publicação.

Além do Chile, outros países reivindicam parte da Antártida, como Reino Unido, França, Noruega, Nova Zelândia e Argentina.

Tratado da Antártida

O Tratado da Antártida foi firmado em 1º de dezembro de 1959, em Washington, nos Estados Unidos. Ele tem como objetivo proibir qualquer forma de militarização do território e destinar o local para atividades pacíficas. O Brasil se tornou membro em 1975.

Um dos principais pontos do tratado é a promoção científica internacional, incluindo a troca de informações, assim como veda a exploração nuclear.

As atividades brasileiras são realizadas na Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF), na ilha do Rei George. A partir deste local, o Ministério do Meio Ambiente é responsável por uma pesquisa de monitoramento ambiental para a região.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) visitou a EACF em 2007, acompanhado da então primeira-dama Marisa Letícia, e dos ministros da época da Defesa, Nelson Jobim, da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, e do comandante da Marinha, Júlio Moura Neto.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?