Chile decreta emergência após incêndios florestais; 46 morreram
Fogo consumiu casas, prédios e destruiu veículos pelas ruas das regiões de Valparaíso e Marga Marga, no centro do Chile
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente do Chile, Gabriel Boric, afirmou, neste sábado (3/2), que pelo menos 46 pessoas morreram vítimas de incêndios florestais que atingiram as regiões de Valparaíso e Marga Marga, no centro do país.
Na sexta-feira (2/2), o governo chileno decretou estado de emergência diante da catástrofe. A medida permite ampliar recursos para combater as chamas e dar assistência à população afetada.
Segundo as autoridades do país, os incêndios devastaram mais de 43 mil hectares. O fogo também consumiu casas, prédios e destruiu veículos pelas ruas.
Boric sobrevoou regiões atingidas e demonstrou preocupação de que o número de mortes aumente. “Quarenta pessoas morreram durante os incêndios, e mais seis pessoas em consequência de queimaduras”, lamentou o presidente chileno.
“Dadas as condições da tragédia, o número de vítimas certamente aumentará nas próximas horas”, acrescentou Boric.
O Chile passa por uma onda de calor, com temperaturas que chegam a 49ºC.
Brasil presta solidariedade
Em nota publicada na noite deste sábado (3/2), o Ministério das Relações Exteriores, o Itamaraty, expressou “profundo pesar pelo expressivo número de mortos e feridos e pelas perdas materiais em decorrência dos incêndios florestais que atingem a região de Valparaíso, no Chile”.
O ministério também manifestou “solidariedade às famílias das vítimas” e disse estar monitorando a situação pelo Consulado-Geral do Brasil em Santiago, para poder prestar assistência.
Vídeos que circulam nas redes sociais mostram a intensidade das chamas. Confira:
𝗦𝗡𝗢 – 𝗙𝗔𝗦𝗘 𝗗𝗘 𝗠𝗢𝗩𝗜𝗟𝗜𝗭𝗔𝗖𝗜𝗢𝗡 𝗩𝗔𝗟𝗣𝗔𝗥𝗔𝗜𝗦𝗢
El PFON del @SNOBomberos informa que en apoyo a la Región de Valparaíso se movilizan las siguientes fuerzas de tarea:
27 🚒 y 108 Bomberos de la RM
6 🚒y 25 Bomberos de Ñuble
6 🚒y 25 Bomberos de Coquimbo pic.twitter.com/jqxcQEDb9z— Bomberos de Chile (@BomberosdeChile) February 3, 2024
🇨🇱 | Chile: incêndio florestal começa a consumir a empresa de tintas #Tricolor do setor industrial de #VinadelMar pic.twitter.com/lUz8k8kYBb
— World Events 🌎 (@Eventmund) February 3, 2024
En Chile pasajeros de un bus vivieron momentos de angustia cuando el transporte donde se trasladaban atravesó uno de los incendios forestales que se producen en las localidades de Viña del mar, Valparaíso y Quilpué.#chile #incendio #viñadelmar #valparaiso #forestales #bomberos… pic.twitter.com/DTI0lCWkUj
— DolarToday® (@DolarToday) February 4, 2024