Chile: candidato da esquerda, Gabriel Boric é eleito presidente
Esquerdista derrotou o candidato da extrema-direita, José Antonio Kast, defensor declarado do ex-ditador Augusto Pinochet
atualizado
Compartilhar notícia
Dados iniciais divulgados pelo Serviço Eleitoral do Chile confirmam: Gabriel Boric, da coalizão esquerdista Aprovo Dignidade foi eleito presidente do Chile neste domingo (19/12). Aos 35 anos, Boric é deputado, ex-líder estudantil e está filiado ao partido Convergência Social. O derrotado nas urnas é o advogado José Antonio Kast, de extrema-direita e filiado ao Partido Republicano. Nas redes sociais, Kast já reconheceu a derrota e ligou para Boric para parabenizá-lo pela vitória.
Kast, tido como “Bolsonaro do Chile” e defensor declarado do ex-ditador Augusto Pinochet, e Boric, apoiados pelo Partido Comunista e por uma coalizão de partidos de esquerda, se enfrentaram no primeiro turno de 21 de novembro.
Desde então, eles tentaram construir pontes em direção ao centro e atentos aos milhares de eleitores que votaram em primeira instância em outros candidatos, como o direitista moderado Sebastián Sichel, o democrata cristão Yasna Provoste ou o economista liberal Franco Parisi, entre outros.
“Esta noite teremos um novo presidente eleito por todos vocês e acredito que quem quer que seja, nunca deve esquecer que será o presidente de todos os chilenos e não apenas daqueles que o apoiaram”, disse o presidente Sebastián Piñera após a votação, em Santiago.
“Quero desejar ao futuro presidente sabedoria, prudência e sucesso, porque vai precisar deles”, acrescentou.
As mesas de votação locais começaram a funcionar às 8 horas locais para receber cerca de 15 milhões de eleitores chamados às urna.
Nas primeiras horas, apesar de observar um grande volume de pessoas em torno dos centros de votação, as longas filas em outros processos eleitorais anteriores não foram percebidas.
Com Agência Brasil.