metropoles.com

Chega a 58 o número de mortos em protestos no Peru contra a presidente

Manifestantes estão nas ruas do Peru desde o dia 7 de dezembro, quando o Pedro Castillo foi impeachmado

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Klebher Vasquez/Anadolu Agency via Getty Images)
protestos no peru contra dina boluarte - metropoles
1 de 1 protestos no peru contra dina boluarte - metropoles - Foto: Klebher Vasquez/Anadolu Agency via Getty Images)

Pelo menos 58 pessoas já morreram no Peru devido aos protestos contra o governo da vice-presidente Dina Boluarte, que assumiu a presidência após a destituição de Pedro Castillo no dia 7 de dezembro de 2022.

Neste sábado (28/01), o Congresso do país rejeitou uma proposta de antecipar as eleições para outubro. Essa era uma das exigências dos protestantes peruanos, que poderia agravar as manifestações.

Outra exigência dos manifestantes peruanos é a renúncia de Dina, a libertação do ex-presidente Castillo e a dissolução do Parlamento. O Congresso chegou a aprovar o adiantamento das eleições de 2026 para abril de 2024. No entanto, a medida não foi confirmada pelo Parlamento.

Protestos no Peru

As manifestações no país da América Latina começaram depois que o presidente Pedro Castilho sofreu um impeachment. Ele foi preso após dissolver o Congresso do Peru e decretar estado de exceção.

O ex-presidente era investigado em diversos processos, como liderança em suposta organização criminosa que fraudava licitações públicas e crimes contra a administração pública, entre eles tráfico de influência e lavagem de dinheiro.

Desde então, os manifestantes estão nas ruas reivindicando que Dina Boluarte, vice-presidente que assumiu a presidência, renuncie o cargo, além do fechamento do Congresso, uma nova Constituição e a libertação de Castillo.

Os grupos de direitos humanos acusam as autoridades de usarem armas de fogo e bombas de fumaça contra os protestantes, enquanto o exército afirma que os protestantes estão usando armas e explosivos caseiros.

Os protestos estão concentrados na região sul do Peru, onde o ex-presidente Castillo tem mais apoio. No entanto, nas últimas semanas as manifestações ganharam força em Lima após a primeira vítima fatal da capital, Victor Yacsalvica, de 55 anos, que sofreu um ferimento grave na cabeça.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?