metropoles.com

Chefe da OMS sobre Israel banir agência de refugiados: “É intolerável”

Diretor da OMS, Tedros Adhanom condenou a decisão de Israel de retirar a UNRWA de seu território nesta segunda-feira (28/10)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
GettyImages
diretor-geral da OMS falando em microfone com fundo branco
1 de 1 diretor-geral da OMS falando em microfone com fundo branco - Foto: GettyImages

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom, condenou a decisão de Israel de impedir que a agência das Nações Unidas para refugiados palestinos (UNRWA) opere em território israelense. A decisão foi aprovada nessa segunda-feira (28/10) pelos membros do Knesset, o Parlamento de Israel.

“A decisão de hoje [segunda-feira (28/10)] do Parlamento israelense impedindo a UNRWA de seu trabalho de salvar vidas e proteger a saúde em nome de milhões de palestinos terá consequências devastadoras. Isso é intolerável”, publicou o diretor.

Os membros do Knesset aprovaram dois projetos de lei para impedir que a UNRWA opere em território israelense, após alegações de que funcionários da agência estão envolvidos nos ataques terroristas de 7 de outubro de 2023.

Segundo Adhanom, a decisão contraria as obrigações e responsabilidades de Israel, além de ameaçar “as vidas e a saúde de todos aqueles que dependem da UNRWA”. A declaração foi realizada na rede social X.

Decisão de Israel

Os projetos de lei, aprovados anteriormente pelo Comitê de Relações Exteriores e Defesa do Knesset em 6 de outubro, proíbem as autoridades estaduais israelenses de manter qualquer contato com a UNRWA.

A agência também está proibida de operar no território israelense, incluindo Jerusalém Oriental anexada, revogando o acordo de 1967 entre Israel e a UNRWA que facilitava as operações e interações da agência com as autoridades governamentais.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?