Chatbot do Google erra resposta em estreia e ações da empresa caem
Lançado como concorrente do ChatGPT, robô do Google estreou ao público com o pé esquerdo e ações da empresa chegaram a cair em 7%
atualizado
Compartilhar notícia
Bard, o chatbot inteligente desenvolvido pelo Google estreou ao público com o pé esquerdo. Anunciado nesta semana para competir com o ChatGPT, da Open AI, o produto teve sua primeira demonstração marcada por uma informação errada fornecida pelo chatbot.
Em vídeo de apresentação exibido na exibição ao público, um usuário do Bard pergunta: “Quais novas descobertas do telescópio espacial James Webb eu posso contar ao meu filho de 9 anos de idade?”. Em resposta, o chatbot dá várias informações, entre elas, diz que o dispositivo foi o primeiro a fotografar um planeta de fora do sistema solar, informação que é incorreta, como lembrou o jornal britânico The Telegraph.
Bard is an experimental conversational AI service, powered by LaMDA. Built using our large language models and drawing on information from the web, it’s a launchpad for curiosity and can help simplify complex topics → https://t.co/fSp531xKy3 pic.twitter.com/JecHXVmt8l
— Google (@Google) February 6, 2023
Ao contrário do que disse o robô do Google, as primeiras imagens de exoplanetas (planetas fora do sistema solar) foram registradas na verdade pelo VLT, telescópio do European Southern Observatory (ESO), em 2004. As informações foram confirmadas pela Nasa, agência espacial americana.
A imprecisão do robô repercutiu mal, e a as ações do Google chegaram a cair mais de 7% na bolsa americana.
A gafe foi detectada pela big tech horas antes de um evento de lançamento do Bard em Paris, nesta quarta-feira (8/2). Em um comunicado, o Google disse que a resposta do Bard “destaca a importância de um processo de teste rigoroso”.
Além disso, a empresa afirmou que combinará feedback externo, como o erro apontado pela imprensa, com seus próprios testes internos para garantir que os serviços do chatbot “atendam a um alto padrão de qualidade, segurança e fundamentação em informações do mundo real”.