metropoles.com

Charlie Hebdo publica 35 caricaturas “ofensivas” de líder iraniano

A revista satírica francesa Charlie Hebdo publicou edição com 35 caricaturas do líder iraniano, Ali Khamenei, nesta quarta-feira (4/1)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
James DR/Edição especial “Charlie Hebdo”
Caricatura do líder iraniano publicado no Charlie Hebdo - Metrópoles
1 de 1 Caricatura do líder iraniano publicado no Charlie Hebdo - Metrópoles - Foto: James DR/Edição especial “Charlie Hebdo”

A revista satírica francesa Charlie Hebdo publicou, nesta quarta-feira (4/1), uma edição com 35 caricaturas “ofensivas” do maior líder político e religioso iraniano, Ali Khamenei. A edição ocorre oito anos depois do massacre na redação, que deixou 12 jornalistas mortos.

O ministro das Relações Exteriores do Irã, Hossein Amir-Abdollahian, alertou as autoridades da França que a publicação “insultante e indecente” da revista “não ficará sem uma resposta efetiva e firme”.

“Não permitiremos que o governo francês pise no tapete. Eles definitivamente escolheram o caminho errado. Anteriormente, incluímos esta publicação na lista de sanções”, declarou Amir-Abdollahian, no Twitter.

Em 8 de dezembro, o perfil da Charlie Hebdo anunciou um concurso internacional para produzir caricaturas de Khamenei. Foram enviadas 300 artes e, apenas, 35 entraram na edição final.

Segundo o editor da revista, o objetivo da campanha era apoiar “os homens e mulheres iranianos que arriscam as suas vidas para defender a sua liberdade contra a teocracia que os oprime desde 1979″.

A nomeada “edição especial 7 de janeiro”, em referência ao atentado a redação que deixou todos os jornalistas mortos em 2015 — após a publicação de caricaturas do profeta Maomé —, reúne desenhos enviados de cartunistas de diversos países do mundo. Entre eles, o próprio Irã, Estados Unidos, Turquia, Suécia e Austrália.

“A competição #MullahsGetOut foi uma forma de lembrar que as razões pelas quais os cartunistas e editores de Charlie foram assassinados oito anos atrás infelizmente ainda são válidas”, escreveu o perfil da revista.

Entre os trabalhos enviados a revista não declarou vencedor, e acrescentou que o prêmio é algo que não tem preço a “liberdade, simplesmente”.

Confira as 35 caricaturas selecionadas no site.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?