Charles III: veja por que o rei escolheu esse nome para subir ao trono
Com a morte da mãe, a monarca mais longeva da história britânica, o primogênito de Elizabeth II se tronou rei automaticamente
atualizado
Compartilhar notícia
Após a morte de Elizabeth II nesta quinta-feira (8/9), seu primogênito, Charles, passa a ser o novo rei e chefe de Estado do Reino Unido. O monarca, inclusive, escolheu como quer ser identificado: Charles III. Segundo a tradição, o monarca pode mudar o primeiro nome ao assumir o posto.
Anteriormente, portais de notícia britânicos apontaram a possibilidade de Charles mudar de nome ao assumir o nome. A teoria seria que ele homenagearia seu pai, o príncipe Philip.
O motivo do III é que já houve dois outros reis Charles na monarquia britânica. Preparado para assumir o papel desde a infância, ele sobe automaticamente ao trono aos 73 anos, após o reinado de sete décadas de sua mãe — a monarca mais longeva da história britânica.
Pronunciamento de Charles
O rei Charles III se pronunciou pela primeira vez nesta quinta-feira (8/9), após a morte da mãe, a rainha Elizabeth II. A monarca morreu, aos 96 anos, no castelo de Balmoral, na Escócia. O anúncio do falecimento foi feito nos canais oficiais da família real britânica.
“A morte de minha amada mãe, Sua Majestade a Rainha, é um momento de grande tristeza para mim e todos os membros da minha família”, declarou, em nota publicada nos canais oficiais da família real.