metropoles.com

Chade vive tensão em confrontos com mortes entre governo e oposição

Uma forte tensão tomou conta do Chade, na África Central, após forças governistas e de oposição entrarem em confronto na capital do país

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Desirey Minkoh/AfrikImages Agency/Universal Images Group via Getty Images
Foto colorida de funeral no Chade, na África Central - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de funeral no Chade, na África Central - Metrópoles - Foto: Desirey Minkoh/AfrikImages Agency/Universal Images Group via Getty Images

Uma forte tensão tomou conta do Chade, na África Central, após forças governistas e de oposição entrarem em confronto na capital do país, N’Djamena, nesta quarta-feira (25/2).

Segundo autoridades locais, um ataque ao escritório da agência de segurança interna do Chade (ANSE) deixou vários mortos na noite de terça-feira (27/2), sem detalhar a quantidade de vítimas no país da África Central.

O governo chadiano acusou o Partido Socialista Sem Fronteiras (PSF) de estar por trás da ação, mas afirmou que a situação já estava “completamente sob controle” e que as pessoas envolvidas no ato foram presas “ou estão sendo procurados e serão processados”.

Além dos confrontos na agência de segurança interna, o comunicado divulgado por Koulamallah Abderaman, ministro da Reconciliação Nacional e Coesão Social, acusou um membro da oposição de tentar assassinar o presidente do Supremo Tribunal, Samir Adam Annour.

A tentativa de assassinato, no entanto, falhou e o acusado, identificado como Ahmed Torabi, foi morto pelas forças de segurança.

Após o incidente, a sede do PSF foi atacada por forças do governo e tiros foram ouvidos na região. Ao mesmo tempo, a mídia local relatou que homens armados tentaram invadir o palácio presidencial.

Os confrontos entre governo e oposição acontecem um dia após a agência eleitoral do Chade confirmar a data das próximas eleições presidenciais do país para 6 de maio.

O novo pleito traz uma luz para o país africano, governado por uma junta militar sob o comando de Mahamat Idriss Deby Itno desde 2021. O atual presidente transitório assumiu o poder após seu pai, Idriss Déby, ser morto em confronto com um grupo rebelde armado após quase 30 anos no poder.

Após assumir o comando do Chade, Mahamat Déby Itno suspendeu a Constituição e dissolveu o Parlamento, e prometeu passar o poder a um governo eleito após 18 meses – o que não foi cumprido.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?