Cessar-fogo temporário da Rússia já vigora em duas cidades da Ucrânia
Cidades de Mariupol e Volnovakha são beneficiadas. Retirada da população civil foi negociada com a Rússia, mas não significa fim do conflito
atualizado
Compartilhar notícia
O cessar-fogo parcial anunciado pela Rússia em duas cidades ucranianas já começou. Mariupol, cidade portuária com localização estratégica, e Volnovakha são os locais selecionados.
A suspensão dos ataques russos vai durar das 9h às 16h, no horário de Moscou (4h às 11h, no Brasil), de acordo com a agência estatal russa RIA. A operação de retirada de civis de Mariupol será iniciada às 11h no horário local (6h no horário de Brasília) e durará cinco horas.
Pavlo Kirilenko, chefe da administração militar regional de Donetsk, afirmou que o governo ucraniano está trabalhando nos detalhes para a operação de retirada da população civil.
O prefeito da cidade costeira de Mariupol, Vadym Boychenko, confirmou ter sido informado sobre a pausa temporária. Ao New York Times, ele disse que a informação chegou uma hora e trinta minutos antes do início da liberação.
Logo depois do anúncio de cessar-fogo, a Ucrânia divulgou um corredor humanitário de Mariupol a Zaporizhzhia, numa distância de cerca de 200 km. “É estritamente proibido desviar da rota”, alertam as autoridades ucranianas.
Veja a rota:
Um cessar-fogo “permitirá que o trabalho seja feito para restaurar a infraestrutura crítica destruída pelos bombardeios russos”, explicou.
A região de Donetsk, separatista que teve a independência reconhecida por Putin, afirmou ter sido orientada a respeitar e observar o cessar-fogo.