Cerimônia de abertura da Olimpíada é mantida apesar de ataque a trens
Ataques coordenados de vandalismo na madrugada desta sexta-feira (26/7) prejudicam linhas de alta velocidade de trens na França
atualizado
Compartilhar notícia
Apesar do ataque ao sistema francês de Trens de Alta Velocidade (TGV), que afetou as principais linhas que ligam Paris ao resto da França e a países vizinhos nesta sexta-feira (26/7), a cerimônia de abertura das Olimpíadas de Paris está mantida, garantem as autoridades do país. A abertura será às 14h (horário de Brasília) no Rio Sena, noite em Paris.
Diversos ataques coordenados de vandalismo na madrugada desta sexta-feira (26/7), prejudicaram as linhas de alta velocidade. Os ataques incluíram incêndios provocados.
De acordo com a Eurostar, o serviço ferroviário pelo Canal da Mancha, entre Londres e Paris, foi interrompido, e “os trens de alta velocidade para e de Paris estão sendo desviados pela linha clássica”. Segundo o jornal americano NBC, pelo menos 250.000 passageiros seriam afetados na sexta-feira, com a previsão de que 800.000 fossem impactados ao longo do fim de semana.
A ministra dos Esportes da França, Amélie Oudéa-Casteram, condenou o ataque ao sistema ferroviário e que trabalha para garantir transporte de delegações para os locais de competição. Em declarações à televisão BFM, disse que “jogar contra os Jogos é jogar contra a França”.
Segurança nos Jogos Olímpicos
Para os Jogos Olímpicos de Paris, com abertura prevista para as 14h (horário de Brasília), desta sexta-feira (26/7), a França mantém uma grande operação de segurança. Conforme as autoridades, são mais de 45.000 policiais, 10.000 soldados e 2.000 agentes de segurança privada destacados. Atiradores de elite estão posicionados em prédios e telhados e drones vigiam do céu.