Cerca de 5 mil voos são cancelados por fortes nevascas nos EUA
Segundo meteorologistas, o pior ainda pode chegar entre sexta-feira (5/1) e sábado (6), quando as temperaturas devem cair para -20ºC
atualizado
Compartilhar notícia
Uma tempestade chamada de “ciclone-bomba” cobriu o nordeste dos Estados Unidos com nevascas, rajadas de vento e temperaturas glaciais, e causou o cancelamento de mais de 5 mil voos.
Em Nova York, os aeroportos JFK e LaGuardia foram fechados por causa de uma tempestade de neve. Escolas também fecharam as portas nesta gélida quinta-feira (4/1).
O serviço ferroviário entre a metrópole e Boston foi reduzido, e as autoridades pediram para os cidadãos não saírem de carro, a não ser em casos urgentes.Em algumas partes de Long Island, por exemplo, a visibilidade está perto de zero. Segundo meteorologistas, o pior ainda pode chegar entre sexta-feira (5) e sábado (6), quando as temperaturas devem cair para -20ºC.
O ciclone-bomba é um fenômeno caracterizado pela baixa pressão atmosférica, o que aumenta a velocidade e o potencial “explosivo” dos ventos. Desde a última quarta (3), pelo menos 11 pessoas morreram por causa do frio nos Estados Unidos, sendo cinco vítimas no Wisconsin, quatro no Texas, uma em Dakota do Norte e outra no Missouri.
Ainda no fim do ano passado, o presidente Donald Trump ironizou as baixas temperaturas e disse que o país poderia usar “um pouco do bom e velho aquecimento global” para se esquentar. Em algumas cidades norte-americanas, os termômetros já atingiram a marca de -40ºC.
Em nota, a companhia aérea American Airlines afirmou que nenhum voo do Brasil com destino aos Estados Unidos foi cancelado até as 19h30 desta quinta.