“Centrista da velha guarda”: quem é Bayrou, primeiro-ministro francês
François Bayrou será o quarto primeiro-ministro francês apenas neste ano, após escolha do presidente Emmanuel Macron
atualizado
Compartilhar notícia
Com longa carreira política, o centrista François Bayrou, de 73 anos, fundador do partido Movimento Democrata (MoDem), foi anunciado nesta sexta-feira (13/12) pelo presidente Emmanuel Macron para ocupar o cargo de primeiro-ministro da França. Bayrou sucede Michel Barnier, que renunciou após uma moção de censura votada na Assembleia Nacional.
Ex-ministro da Educação e prefeito de Pau, cidade no sudoeste da França, Bayrou tem sido um aliado e confidente próximo de Emmanuel Macron desde que o presidente assumiu o poder em 2017.
Bayrou será o quarto primeiro-ministro francês apenas neste ano. Macron convocou uma eleição antecipada em junho, o que resultou na divisão do parlamento francês em três grupos, sem maioria absoluta.
O centrista disputou três vezes as eleições presidenciais, exerceu mandatos como deputado na Assembleia Nacional francesa e também no Parlamento Europeu. Casado, o novo primeiro-ministro francês é pai de seis filhos e avô de 21 netos.
De acordo com a RFI, parceiro do Metrópoles, Bayrou é considerado um dos políticos da “velha guarda” mais respeitados pelos franceses, devido às posições moderadas.