metropoles.com

“Cenário realista”, diz Coreia do Norte sobre guerra nuclear com EUA

Nova ameaça da Coreia do Norte ocorre após EUA e Coreia do Sul realizarem um exercício militar conjunto na península coreana

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Gamma-Rapho/Getty Images
Kim Jong-un supervisant un chantier de construction
1 de 1 Kim Jong-un supervisant un chantier de construction - Foto: Gamma-Rapho/Getty Images

Nesta terça-feira (7/3), a Coreia do Norte acusou os Estados Unidos de agravar a tensão na península coreana com os recentes exercícios militares em conjunto com a Coreia do Sul, e afirmou que caso as “provocações militares” dos dois países continuem, “não há garantia de que não haverá conflito”.

“O perigo de uma guerra nuclear na península coreana está passando de um cenário imaginário para um realista devido às ações irresponsáveis dos Estados Unidos e da Coreia do Sul”, disse o Ministério das Relações Exteriores da Coreia do Norte, em comunicado divulgado na mídia estatal do país.

Pyongyang voltou a falar em um possível conflito nuclear com o Ocidente um dia após a realização de exercício conjunto entre Washington e Seul, nessa segunda-feira (6/3), na península coreana.

Pelo Twitter, o Departamento de Defesa da Coreia do Sul explicou que a atividade teve como objetivo estreitar a “cooperação entre as autoridades de defesa dos dois países”, e prometeu implementar uma dissuasão estendida contra a Coreia do Norte no futuro, com objetivo de alcançar “a paz através da força”.

Irmã de Kim Jong Un se pronuncia

Em outro comunicado, Kim Yo Jong, irmã do ditador Kim Jong Un, afirmou que a interceptação de mísseis de testes norte-coreanos por parte dos EUA e aliados será considerado “uma clara declaração de guerra” contra a Coreia do Norte.

“Se uma ação militar como a interceptação for feita contra nossos testes de armas estratégicas, conduzidos sem qualquer ameaça à segurança dos países vizinhos em mar aberto — e área aberta não pertencente ao controle dos Estados Unidos —, isso seria interpretado como uma declaração de guerra contra a Coreia do Norte”, disse.

A escalada na tensão entre Coreia do Norte, Estados Unidos e Coreia do Sul ocorre após os países liderados por Joe Biden e Yoon Suk Yeol anunciarem série de exercícios militares conjuntos em fevereiro deste ano.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?