metropoles.com

Torre desaba após incêndio na Catedral de Notre-Dame. Veja vídeo

Edifício conhecido mundialmente foi atingido por labaredas de fogo na tarde desta segunda-feira (15/04/19)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
THIBAULT CAMUS /ASSOCIATED PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Torre2
1 de 1 Torre2 - Foto: THIBAULT CAMUS /ASSOCIATED PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

A Catedral de Notre-Dame, em Paris, foi tomada por um incêndio na tarde desta segunda-feira (15/04/19). A informação foi confirmada pelo Corpo de Bombeiros da cidade e amplamente divulgada pelas redes sociais. Usuários do Twitter chegaram a publicar vídeos e fotos do incidente. Ainda não se sabe a gravidade da situação.

Segundo jornais locais, o fogo teria começado em um andaime e se espalhado pelo sótão do edifício. Vídeos demonstram, inclusive, o momento que uma torre desaba por causa das chamas.

Veja imagens do momento exato em que a torre desaba:

Os bombeiros iniciaram uma grande operação para controlar as chamas, que afetam, sobretudo, a torre central da igreja. Esse é o ponto de maior visitação do templo, que recebe milhares de turistas por ano. Segundo a agência de notícias EFE, a polícia está retirando visitantes que estavam dentro da catedral, localizada na Île de la Cité, uma pequena ilha urbana no centro de Paris.

A prefeita da capital da França, Anne Hidalgo, classificou o incêndio como “terrível”. “Os bombeiros estão tentando controlar as chamas. Estamos mobilizados no local e em estreita ligação com a Diocese de Paris. Peço a todos que respeitei o perímetro de segurança”, escreveu no Twitter.

Considerada um dos monumentos históricos mais importantes da Europa, a Catedral de Notre-Dame passou por restauros na semana passada. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o incêndio pode ter relação com as obras feitas no local.

Segundo testemunhas, há chamas saindo das duas torres dos sinos e as paredes do edifício estão desmoronando devido à extensão das labaredas.

“Tudo está pegando fogo. Não restará nada do pináculo, que foi feito nos séculos 18 e 19. É preciso ver se o arco, que protege a catedral, vai ser impactado ou não”, declarou o porta-voz do ponto turístico, André Finot.

O presidente da França, Emmanuel Macron, também lamentou o ocorrido. “A Catedral de Notre-Dame está sendo consumida pelas chamas. Sofrimento de toda uma nação. Sentimentos por todos os católicos e todos os franceses. Como todos nossos compatriotas, estou triste em ver queimar parte de nós”, disse.

Arquitetura
A Catedral de Notre-Dame de Paris é uma das mais antigas catedrais francesas em estilo gótico. Iniciada sua construção no ano de 1163, é dedicada a Maria, mãe de Jesus Cristo.

A arquitetura gótica substituiu as paredes grossas das igrejas românicas por colunas altas e arcos capazes de sustentar o peso dos telhados. Suas famosas gárgulas, que protegem a construção contra espíritos malévolos, testemunharam glórias e tragédias ao longo dos séculos.

Mesmo antes de terminada, a obra já atraía cavaleiros medievais que, durante as Cruzadas, iam a Notre-Dame rezar e pedir proteção antes de partir para o Oriente.

4 imagens
De acordo com o porta-voz da catedral, o incêndio começou bem no momento em que se encerrava o horário de visitação
A fumaça do incêndio foi visível de muitos pontos de Paris
1 de 4

Reprodução/Twitter
2 de 4

De acordo com o porta-voz da catedral, o incêndio começou bem no momento em que se encerrava o horário de visitação

Reprodução/Twitter
3 de 4

Reprodução/Twitter
4 de 4

A fumaça do incêndio foi visível de muitos pontos de Paris

LORI HINANT/ASSOCIATED PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Segundo incêndio em menos de um mês
Esta é a segunda igreja histórica que pega fogo em Paris em menos de um mês. Em março, foi a vez da Saint-Sulpice. O fogo atingiu as portas de madeira do templo e se espalhou para os vitrais acima e uma escada. Quatro pessoas estavam no local.

A igreja, construída no século 17 e com fundações datadas da Idade Média, está situada no bairro de Saint-Germain-des-Prés. O local abriga quadros de Eugène Delacroix, um dos líderes do movimento romântico da França no século 19.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?