Casal de flamingos machos adota ovo e cria filhote em zoo
Flamingos Arthur e Curtis chocaram, juntos, um ovo. Filhote tem quase um mês de vida e prospera: “Pais estão fazendo um ótimo trabalho”
atualizado
Compartilhar notícia
Arthur e Curtis, dois flamingos chilenos machos que vivem no Zoológico de Paignton, no sudoeste da Inglaterra, chocaram juntos – e com sucesso – um ovo e agora criam o filhote, que ainda não tem nome, juntos.
Eles estão em exibição pela primeira vez desde 2018.
Segundo o cuidador de pássaros do zoológico, Pete Smallbones, o espaço teve vários pares “exclusivamente” masculinos durante as temporadas de reprodução passadas. Então, o casal do mesmo sexo não é exatamente uma novidade.
O que o zoológico não tem certeza é de como Arthur e Curtis adquiriram o ovo.
“É provável que esse ovo tenha ficado disponível, desprotegido, meio que deixado [num ninho], e então eles aproveitaram a oportunidade”, afirmou Smallbones à CNN. O cuidador ainda ressaltou que a formação de pares do mesmo sexo é comum entre várias espécies de pássaros.
O filhote de Curtis e Arthur tem quase um mês de vida e parece estar prosperando, segundo o cuidador. “Os pais estão, obviamente, fazendo um ótimo trabalho.” O filhote explora o ambiente com aves da mesma idade, mas ainda retorna aos pais para comer.
Além dos flamingos: a história dos pinguins Sphen e Magic
O sucesso de aves machos chocarem junto um ovo, apesar de raro, já teve outros registros. O casal de pinguins-gentoo Sphen e Magic, que viveram como um casal por 6 anos, no Sea Life Aquarium de Sydney, chegaram a criar dois filhotes juntos, Sphengic, em 2018, e Clancy em 2020.
Sphen morreu de causas naturais na última semana, após viver por 12 anos. Os pinguins se tornaram símbolo do amor entre pessoas do mesmo sexo em 2018, quando Sphen escolheu Magic para ser seu parceiro, ao entregar uma pedra a ele.