Casa Branca confirma que Rússia está desenvolvendo arma antissatélite
Segundo representante da Casa Branca, o armamento não seria capaz de atacar pessoas ou causar destruição ao planeta
atualizado
Compartilhar notícia
A Casa Branca confirmou, na tarde desta quinta-feira (15/2), que a “ameaça à segurança” dos Estados Unidos (EUA) divulgada por membro de comitê está relacionada à construção de uma arma antissatélites pela Rússia.
Não há informações se o armamento seria nuclear, como informado pela imprensa.
Apesar de classificar o caso como “preocupante”, o porta-voz de segurança nacional, Jhon Kirby, afirmou que não há uma ameaça imediata à segurança. “Nós não estamos falando sobre uma arma capaz de atacar pessoas, ou causar destruição física na Terra”, completou.
Kirby garantiu que o governo continuará a informar os membros do Congresso, aliados e o povo americano conforme for possível.
Nessa quarta-feira (14/2), o líder do Comitê de Inteligência da Câmara dos Estados Unidos (EUA), deputado Mike Turner, alertou a população sobre o que seria uma “séria ameaça à segurança” do país.
“Eu estou pedindo ao presidente Joe Biden para tirar o sigilo de todas as informações relacionadas a essa ameaça para que o Congresso, a Administração e nossos aliados possam abertamente discutir as ações necessárias para responder a essa ameaça”, informou Mike Turner em publicação no X.
No comunicado do parlamentar, porém, não havia informações sobre o conteúdo e de qual país a ameaça estaria partindo. A imprensa norte-americana, porém, informou que se tratava de um plano russo de colocar uma arma nuclear no espaço.