metropoles.com

“Carro voador” de empresa chinesa faz primeiro voo público. Veja

Veículo pesa 560kg e pode decolar pesando até 760kg. Aeronave chega a 130km/h e tem 35 minutos de autonomia

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Xpeng AeroHT/Divulgação
Carro voador da empresa Xpeng AeroHT
1 de 1 Carro voador da empresa Xpeng AeroHT - Foto: Xpeng AeroHT/Divulgação

A empresa chinesa Xpeng AeroHT realizou, na terça-feira (11/10), o primeiro voo público com um “carro voador” . O teste ocorreu em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

De acordo com a empresa, o veículo, chamado de X2, pesa 560kg e pode decolar pesando até 760kg. Além disso, a aeronave chega a 130km/h e tem 35 minutos de autonomia.

Imagens divulgadas nas redes sociais da fabricante mostram a demonstração do voo público não tripulado. A aeronave estava posicionada em um gramado e sobrevoou o arquipélago artificial The Palm durante 90 minutos.

Com capacidade para dois passageiros, a X2 tem oito motores com hélices e quatro baterias independentes. A estrutura permite que o veículo pouse em segurança em caso de falhas da bateria. Além disso, a aeronave conta com sistema para acionar paraquedas em casos de emergência.

De acordo com a Xpeng AeroHT, o voo foi testemunhado por mais de 150 pessoas. Foi a primeira exibição pública do veículo após a conclusão das avaliações de risco. Para fazer a demonstração, foi necessária autorização especial de voo da Autoridade de Aviação Civil de Dubai.

Segundo a empresa, o X2 não produz emissões de dióxido de carbono durante o voo. “É um passo à frente na busca do transporte urbano verde. Será adequado para voos urbanos de baixa altitude e é perfeito para viagens urbanas de curta distância, como passeios turísticos e transporte médico”, informou.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?