Carles Puigdemont se entrega a autoridades na Bélgica
Ex-presidente se apresentou na manhã deste domingo (5/11) . Detenção foi determinada na última sexta-feira (3) pelo governo da Espanha
atualizado
Compartilhar notícia
O líder separatista e presidente destituído da Catalunha, Carles Puigdemont, se apresentou neste domingo (5/11) à Justiça da Bélgica. Também compareceram ao tribunal outros quatro ex-ministros da comunidade espanhola.
Puigdemont e os colaboradores fugiram do país nesta semana depois de terem sido afastados pelas autoridades espanholas por declararem a independência da região.
O ex-presidente era procurado pela polícia espanhola desde que a juíza Carmen Lamela emitiu uma ordem de prisão para ele e quatro ex-membros do governo regional na última sexta-feira (3).O governo da Espanha acusa Puigdemont de rebelião, mau uso de recursos públicos, desobediência e quebra de confiança pelo processo de separatismo da Catalunha e a sua detenção, assim como dos colaboradores, foi determinada na última sexta-feira (3/11) pela Audiência Nacional, um dia depois de a corte mandar para a prisão, sem direito a fiança, outros outo ex-integrantes do governo autônomo catalão.