Cápsula de Césio-137 que estava desaparecida é encontrada na Austrália
A cápsula foi encontrada a 74 km ao sul da cidade de Newman, nesta quarta-feira (1º/2). A Austrália emitiu um sinal de alerta há seis dias
atualizado
Compartilhar notícia
Uma cápsula de Césio-137, do tamanho de uma ervilha, foi encontrada a 74 km ao sul de Newman, na Austrália, nesta quarta-feira (1º/2). Buscas pelo recipiente com mateiral radioativo ocorrem desde a semana passada em um deserto do país, que decretou sinal de alerta há seis dias.
O objeto foi perdido enquanto era transportado para a cidade de Newman. Segundo o Departamento de Bombeiros e Serviços de Emergência (DFES), a identificação da cápsula perdida foi feita graças ao número de série do objeto.
“O resultado positivo na gigantesca tarefa de localizar o minúsculo objeto em uma área de 1.400 km é uma prova do incrível trabalho em equipe entre agências diante de probabilidades aparentemente intransponíveis”, declarou a entidade.
Here’s the #radioactive #capsule in question, which was found 74kms south of Newman at 11am today. The capsule has a serial number, which has been used to verify that this is indeed the object that has been the focus of our search for the past week. https://t.co/fsCW0H88rW #WA pic.twitter.com/AkB78jqic8
— DFES (@dfes_wa) February 1, 2023
Caso de Goiânia
O Césio-137 é o mesmo material que causou quatro mortes em Goiás, no Brasil. Em 1987, 19,26 gramas de Césio 137 foram encontradas em um instituto de radioterapia abandonado em Goiânia. Ao ser encontrado, o material foi vendido em um ferro velho a um homem, que não sabia do que se tratava e acabou se contaminando.