metropoles.com

Cápsula de Césio-137 desaparece na Austrália e alerta é emitido

Segundo as autoridades, a cápsula do material radioativo foi perdida enquanto era transportada de uma mina na cidade de Newman

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/ Internet
Imagem colorida de mineradora na Austrália
1 de 1 Imagem colorida de mineradora na Austrália - Foto: Reprodução/ Internet

O desaparecimento de uma cápsula de Césio-137 no meio do deserto australiano gerou uma grande busca das autoridades locais pelo material radiotivo, armazenado em um pequeno recipiente. Um alerta foi emitido para que a população não se aproxime do objeto, caso o encontre.

O material radioativo pode causar queimaduras se for tocado, além de outras complicações capazes de levar à morte.

“Nossa preocupação é que alguém pegue, sem saber o que é. Eles podem achar que é uma coisa interessante e guardar, no quarto, no carro, ou dar para alguém ” disse à BBC o médico Andrew Robertson, diretor de Saúde e presidente do Conselho de Radiologia (DFES) do estado.

De acordo com as autoridades, o recipiente que contém o material radioativo é uma cápsula redonda e prateada, com 6 mm e 8 mm de altura. A cápsula foi perdida enquanto era transportada entre uma mina na cidade de Newman e um depósito de transportes na capital do estado da Austrália Ocidental, Perth.

O DFES diz que as buscas do material radioativo estão sendo feitas no local de onde o carregamento saiu e onde ele deveria ter chegado. Autoridades instauraram uma investigação para descobrir o exato trajeto feito pelo caminhão e suas paradas.

Caso de Goiânia

Césio-137 é o mesmo material que causou quatro mortes em Goiás, no Brasil. Em 1987, 19,26 gramas de Césio 137 foram encontradas em um instituto de radioterapia abandonado em Goiânia. Ao ser encontrado, o material foi vendido em um ferro velho a um homem, que não sabia do que se tratava e acabou se contaminando.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?