Canadá retém no solo avião fretado por turistas russos
País norte-americano fechou seu território para aviões e navios russos. “Continuaremos a responsabilizar a Rússia”, afirma ministro
atualizado
Compartilhar notícia
O ministro dos Transportes do Canadá, Omar Alghabra, informou na tarde desta quinta-feira (3/3) que as autoridades do país retiveram no aeroporto de Yellowknife, nos Territórios do Noroeste canadense, um avião fretado no qual viajavam cidadãos russos. A medida faz parte de um esforço de pressão sobre a Rússia.
“Continuaremos a responsabilizar a Rússia por sua invasão à Ucrânia”, escreveu o ministro em mensagem no Twitter que foi postada em inglês e em francês, as duas línguas oficiais do país. Veja:
A charter aircraft that carried Russian foreign nationals has been held at the Yellowknife airport. We will continue to hold Russia accountable for its invasion of Ukraine.
— Omar Alghabra (@OmarAlghabra) March 3, 2022
Como forma de pressionar os russos a interromper o ataque militar à Ucrânia, iniciado em 24 de fevereiro, o Canadá já havia fechado seu espaço aéreo a companhias russas e seus portos a navios vindos do país governado por Vladimir Putin. A ação anunciada pelo ministro vai além, pois o avião fretado não pertence a uma empresa russa.
Segundo a agência de notícias The Canadian Press, o avião carregava dois turistas russos que pretendiam voar de Yellowknife (imagem em destaque) até Resolute, um povoado na província de Nunavut, um dos pontos mais setentrionais do Canadá, local famoso pelo turismo de natureza selvagem e onde é possível avistar o fenômeno da aurora boreal.