Canadá: primeiro-ministro deixa liderança de partido e entregará cargo
Primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau anunciou que permanecerá no cargo até que o partido escolha um novo nome para substituí-lo
atualizado
Compartilhar notícia
O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, anunciou a renúncia à liderança do Partido Liberal nesta segunda-feira (6/1). Trudeau também informou que entregará o cargo de primeiro-ministro, mas permanecerá nele até que sua sigla escolha um novo nome.
“Pretendo renunciar ao cargo de líder do partido, como primeiro-ministro, depois que o partido selecionar seu novo líder”, disse Trudeau.
Líder do Partido Liberal por 11 anos e primeiro-ministro por nove, Trudeau vem enfrentando uma série de crises, que vão desde as ameaças tarifárias impostas pelo presidente eleito dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, até a renúncia de aliados importantes e pesquisas de opinião desastrosas sobre sua gestão.
Trudeau assumiu o cargo de primeiro-ministro do Canadá em 2015, aos 43 anos. Ele foi eleito após uma campanha com promessas ousadas, como uma política de imigração aberta, aumento dos impostos para ricos e combate às mudanças climáticas.
Parlamento suspenso
Durante coletiva de imprensa, o primeiro-ministro informou que o Parlamento do país será suspenso até 24 de março, durante as tratativas para a escolha de um novo líder.
“O Parlamento está paralisado há meses após o que foi a sessão mais longa de um parlamento minoritário na história do Canadá”, informou. “Esta manhã, avisei à governadora-geral que precisamos de uma nova sessão do Parlamento. Ela concedeu esse pedido, e a Casa agora será prorrogada até 24 de março.”
Antes de entrar no mundo da política, Trudeau foi professor de francês e matemática. Em 2008, ele foi eleito pela primeira vez para o Parlamento do Canadá e em 2012 assumiu o comando do Partido Liberal.