metropoles.com

Campanhas de Kamala e Trump buscam voto nos mesmos estados decisivos

Campanhas de Kamala Harris e Donald Trump fazem comício em Wisconsin e Michigan nesta quarta. Estados definiram últimas 2 eleições nos EUA

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Imagem colorida de Donald Trump e Kamala Harris - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de Donald Trump e Kamala Harris - Metrópoles - Foto: Reprodução

Com as duas chapas presidenciais dos Estados Unidos definidas, a corrida rumo à Casa Branca começa a se acirrar. Os presidenciáveis Kamala Harris e Donald Trump iniciam uma agenda espelhada pelos estados decisivos. As campanhas democrata e republicana tiveram comícios marcados em Wisconsin e Michigan, nessa quinta-feira (8/8) e, nesta sexta-feira (9/8), estão em Nevada em busca de votos.

A estratégia das agendas espelhadas, nos mesmos estados, é adotada pela  campanha trumpista, embora sem a presença do próprio Donald Trump nesta sexta. O vice do republicano, J.D. Vance, segundo a CNN, usará os lugares de comício democrata para se expor, forçando comparações entre os dois lados. A ideia é, também, se reapresentar ao eleitorado.

O espelhamento das agendas dos candidatos começou logo após a apresentação do vice escolhido por Kamala, Tim Walz, na Filadélfia, na terça-feira (6/8).

Na sequência da escolha do vice democrata, o republicano Vance foi à Filadélfia fazer comício. Os ataques de parte a parte também têm subido de tom. Em uma fábrica no estado de Wisconsin, Vance disparou palavras duras contra Kamala.

“Acho que devemos dizer a Kamala Harris ‘você está demitida, suas políticas não funcionam, sua agenda não funciona e não é o que o povo americano quer'”, afirmou Vance, no domingo (4/8). Ele já teria proferido essas frases em julho e as reafirmou, com mais ênfase.

Em Michigan,  Vance partiu para o ataque a Walz ao afirmar que seu histórico militar era vergonhoso. O democrata foi acusado por Vance de ter abandonado sua unidade antes de ser mandado para lutar no Iraque. Tim Walz se aposentou em 2005, após 24 anos de serviço. A Guarda Nacional informou que a unidade em que ele servia só recebeu a ordem para ir ao país árabe dois meses depois de ele ter ido para a reserva.

Kamala e Walz realizaram comício, nessa quinta-feira (8/8), em Eau Claire, no Wisconsin, com a presença do governador do estado, Tony Evers, e do grupo indie Bon Iver.

Walz afirmou que a plateia estava lá “por uma simples e bela razão: amar este país e a democracia”.

“Mas eu vou dizer uma coisa. Donald Trump vê o mundo de forma diferente de como nós o vemos. Ele enfraquece nosso país para fortalecer suas próprias mãos e zomba de nossas leis. Ele semeia caos e divisão entre as pessoas e isso sem falar do trabalho que ele fez como presidente”, bradou Walz.

J.D.Vance também realizou eventos em Eau Claire nessa quinta. A próxima parada de Kamala Harris e Tim Walz será em Detroit nesta sexta à noite. Agenda que será repetida pelo vice republicano.

Polêmicas

Após ser nomeado vice na chapa de Trump, Vance, vieram à tona algumas polêmicas em que esteve envolvido no passado. Um exemplo foram as declarações feitas ao então âncora da Fox News, Tucker Carlson, em 2021. Vance teria chamado deputadas democratas e integrantes do governo Biden de “bando de solteironas dos gatos sem filhos que estão infelizes com suas próprias vidas e com as escolhas que fizeram e, portanto, querem tornar o resto do país infeliz também”.

Após as gravações serem recuperadas, o vice trumpista tentou descolar sua imagem da polêmica, afirmando que estava apenas brincando. O argumento, porém, não foi bem aceito pelo eleitorado feminino. Feministas, políticas democratas e atrizes de Hollywood, como Jennifer Aniston, fizeram duras críticas a Vance.

17 imagens
Kamala Harris e Tim Walz
Donald Trump
Kamala Harris e Tim Walz
Kamala Harris
Donald Trump
1 de 17

Kamala Harris

Reprodução/X
2 de 17

Kamala Harris e Tim Walz

Reprodução/X
3 de 17

Donald Trump

Scott Olson/Getty Images
4 de 17

Kamala Harris e Tim Walz

5 de 17

Kamala Harris

Kyle Mazza/Anadolu via Getty Images
6 de 17

Donald Trump

Joe Raedle/Getty Images
7 de 17

Kamala Harris e Tim Walz

8 de 17

Donald Trump

Anna Moneymaker/Getty Images
9 de 17

Kamala Harris

Brandon Bell/Getty Images
10 de 17

Donald Trump

Scott Olson/Getty Images
11 de 17

Kamala Harris

Julia Beverly/Getty Images
12 de 17

Donald Trump

Scott Olson/Getty Images
13 de 17

Kamala Harris

Brandon Bell/Getty Images
14 de 17

Donald Trump

Stephen Maturen/Getty Images
15 de 17

Kamala Harris comprimentando o governador Tony Evers - Metrópoles

Getty Imagens
16 de 17

Obama deve anunciar em breve apoio à Kamala, afirma jornal americano

Chip Somodevilla / Getty Images
17 de 17

Donald Trump

Brandon Bell/Getty Images

Um grupo de mulheres autointitulado “Solteironas dos Gatos” levantou quase US$ 360 mil (aproximadamente R$ 2,01 milhões) em doações para a campanha de Kamala Harris.

Outra complicação enfrentada por Vance é a sua ligação com o Projeto 2025, conjunto de propostas conservadoras que propõe limitações ao aborto e à concentração de poderes na Presidência, além de corte de verbas destinadas ao meio ambiente.

A campanha de Trump tem tentado se desvencilhar publicamente do plano. J.D. Vance possui relação próxima com Kevin Roberts, diretor da Heritage Foundation, que elaborou o Projeto 2025, e o fato foi destacado por Walz nessa terça.

“Vance literalmente escreveu o prefácio para o arquiteto do Projeto 2025 “, disse Walz. Ele ainda afirmou que “mal pode esperar” para debater com o republicano.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?