Caminhão atropela multidão em Estocolmo, na Suécia, e causa mortes
Polícia não exclui a possibilidade de se tratar de atentado terrorista e aconselha as pessoas a não saírem de suas casas
atualizado
Compartilhar notícia
Um caminhão atropelou uma multidão nesta sexta-feira (7/4), em uma rua no centro de Estocolmo, na Suécia. As autoridades suecas confirmaram a morte de ao menos três pessoas e oito feridas durante o ataque. Imagens mostram um caminhão batido em uma loja de departamento. A polícia afirmou que não há nenhum suspeito preso pelo atentado.
“Um veículo feriu diversas pessoas em Drottningatan”, afirmou a porta-voz Towe Hagg. Segundo a TV sueca SVT, tiros foram disparados. Pessoas estão sendo retiradas das proximidades do local. A agência TT diz que diversos pedestres foram levados por ambulâncias após o atropelamento.
Something’s happening on Drottninggatan and around Stockholm. pic.twitter.com/YPbrZSe5Mb
— Johnny Chadda (@johnnychadda) 7 de abril de 2017
First image of Sweden Truck Accident @France24_en @ZoieOBrien_ #Stockholm #Sweden @dennis_wecker pic.twitter.com/iqaBG281NL
— Global News (@GlobalZarfati) 7 de abril de 2017
De acordo com o jornal Aftonbladet, o caminhão colidiu com a loja Ahlens, localizada no centro da capital sueca. Corpos foram vistos caídos no chão da rua, comunicaram várias fontes ao tabloide Expressen.
Just nu: En lastbil ska ha kört in i en folkmassa på Drottninggatan i centrala Stockholm. Fordonet ska ha kört in i varuhuset Åhléns. pic.twitter.com/9Tn2ZpLBzu
— Omni (@omni_red) 7 de abril de 2017
“Vi centenas de pessoas correndo, eles estavam correndo para salvar suas vidas”, informou uma fonte ao Aftonbladet. De acordo com a polícia de Estocolmo, o incidente ocorreu às 14h53 (9h53 no horário de Brasília) desta sexta-feira (7/4).
Vad händer på Drottninggatan? #Stockholm pic.twitter.com/BjGcNNbjAm
— Lasse Gåre (@LasseGare) 7 de abril de 2017
A polícia de Estocolmo aconselha as pessoas a não saírem de suas casas. A Câmara do Parlamento recebeu proteção adicional. Todas as estações de metrô da capital do país foram fechadas.
Uma fonte comunicou ao tabloide Aftonbladet sobre tiros na área da estação de metrô Fridhemsplan, localizada no centro da cidade e uma das mais movimentadas, pois liga duas linhas.
De acordo com o Aftonbladet, um carro da polícia está percorrendo o centro da cidade, avisando à população sobre ataque terrorista.
— Looks like attack (Stockholm) https://t.co/QERST1DINY
— Масаки (@iam_Masaki) 7 de abril de 2017
Caminhão
O veículo usado para atropelar a multidão em Estocolmo teria sido roubado pouco antes do ataque, informou o site Aftonbladet. De acordo com a publicação, o automóvel pertence a “Spendrups”, famosa marca de cerveja local. O autor do atentado teria roubado o caminhão enquanto o motorista entregava o produto nos restaurantes da cidade.
O diretor de comunicação da cervejaria, Maarten Lyth, afirmou que “quando o motorista foi descarregar a mercadoria, alguém saltou dentro do caminhão e saiu correndo”. Segundo Lyth, não foi possível identificar quantas pessoas tomaram posse do caminhão, mas o piloto “está ileso, porém chocado”. (Com informações das agências Estado e ANSA)