Câmara dos EUA aprova projeto de lei que pode proibir TikTok no país
O projeto segue para o Senado. Se for aprovado em todas as casas legislativas, o TikTok deve encontrar um comprador em até seis meses
atualizado
Compartilhar notícia
A Câmara dos Estados Unidos aprovou, nesta quarta-feira (13/3), um projeto de lei que pode banir o TikTok do país. O projeto ordena que o aplicativo seja separado da empresa ByteDance e tenha novo dono em território norte-americano. Agora, o projeto segue para o Senado.
Os deputados que analisam a ação dizem que a rede social é uma ameaça à segurança nacional, porque o governo chinês poderia usar suas leis de inteligência contra a ByteDance, forçando-a a entregar os dados dos usuários dos EUA.
Se o projeto for aprovado em todas as casas legislativas, a empresa responsável pelo TikTok deve encontrar um comprador em até seis meses. Caso a ByteDance se recuse a cumprir, ou não encontrar um comprador, a rede social deve ser removida das lojas de aplicativos dos eletrônicos.
A agência Reuters informou que o TikTok espera que “o Senado americano considere os fatos e que escute seus constituintes” antes do veredito final. Além disso, os legisladores democratas alegam estar recebendo ligações de adolescentes usuários do TikTok que se opõem ao projeto de lei.