metropoles.com

“Calote da Rússia é iminente”, diz agência de classificação de risco

Norte-americana Fitch rebaixou nota de crédito do país e definiu rating dos títulos russos como “lixo” na última semana

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fábio Vieira/Metrópoles
Imagem ilustrativa mostra mão segurando celular com a bandeira da Ucrânia e um fundo com um sinal de alerta vermelho numa tela com números - Metrópoles
1 de 1 Imagem ilustrativa mostra mão segurando celular com a bandeira da Ucrânia e um fundo com um sinal de alerta vermelho numa tela com números - Metrópoles - Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

De acordo com a agência de classificação de risco Fitch, o calote da divina soberana da Rússia é iminente. Em meio à crise econômica gerada pelas sanções que buscam minar o poderio econômico do país, não será possível pagar os juros da dívida pública, diz a agência.

O governo de Vladimir Putin invadiu o território ucraniano em 24 de fevereiro, e desde então a rotina no país é de bombardeios frequentes e ocupação militar. A Fitch rebaixou a nota de crédito do país de “B” para “C”, e na semana anterior já havia definido o rating da Rússia para o status conhecido como “lixo” (junk bonds).

A nota “C” é apenas uma acima do calote da dívida. O país precisa pagar, neste mês, US$ 107 milhões relativos a dois títulos.

“‍Aumento de sanções e de propostas que podem limitar o comércio de energia elevam a probabilidade de uma resposta política da Rússia que inclui ao menos o não pagamento seletivo de suas obrigações de dívida soberana”, explicou a instituição, em comunicado.

O presidente americano, Joe Biden, proibiu nesta terça-feira (8/3) a compra de petróleo russo nos EUA. O mercado financeiro russo, em meio às diferentes sanções, tem sofrido duramente. A bolsa de Valores de Moscou não abre há oito dias, e o valor do rublo desabou a quase nada frente ao dólar.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?