metropoles.com

Calor matou mais de 47 mil pessoas na Europa em 2023, aponta estudo

Estudo da Nature Medicine analisou os períodos de 2015 a 2023, no qual o ano passado é o segundo com mais mortes devido ao calor na Europa

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
IGO ESTRELA/METRÓPOLES @igoestrela
Brasília completa 100 dias sem chuva calor seca baixa humidade – Metrópoles 5
1 de 1 Brasília completa 100 dias sem chuva calor seca baixa humidade – Metrópoles 5 - Foto: <p>IGO ESTRELA/METRÓPOLES<br /> @igoestrela</p><div class="m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div id="div-gpt-ad-geral-quadrado-1"></div></div> </p>

Estudo da revista acadêmica Nature Medicine apontou que o calor matou mais de 47 mil pessoas na Europa no ano passado. A publicação ainda explica que 2023 foi o segundo ano mais quente já registrado no velho continente e o primeiro no resto do mundo. Os dados foram publicados nesta segunda-feira (12/8).

De acordo com o estudo, muitas mortes foram evitadas pela capacidade do ser humano de se adaptar às novas condições climáticas. Caso não houvesse a adaptação, mortes relacionadas ao calor poderiam ter um aumento de 80%, especialmente óbitos de idosos.

O estudo analisou os períodos de 2015 a 2023, no qual 2023 é o segundo no número de mortes por calor, perdendo apenas para 2022.

A mortalidade relacionada ao calor em 2023 foi mais alta na Grécia, com 393 mortes por milhão de pessoas, seguida pela Itália, com 209 mortes por milhão, e Espanha, com 175 mortes por milhão.

“Nossos resultados destacam a importância das adaptações históricas e contínuas para salvar vidas durante os verões recentes e a urgência de estratégias mais eficazes para reduzir ainda mais a carga de mortalidade dos próximos verões mais quentes”, diz a publicação.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?