Cachorro de resgate mexicano morre durante buscas na Turquia
O cachorro Proteo morreu esmagado pelos escombros enquanto buscava vítimas do terremoto que atingiu Turquia e Síria
atualizado
Compartilhar notícia
Um cão da raça pastor alemão, Proteo, morreu na madrugada desse domingo (12/2) durante buscas por sobreviventes do terremoto de magnitude 7.8 que atingiu a Turquia e a Síria na última semana. O cachorro fazia parte da equipe de resgate formada por dez cães levado pelo Exército mexicano para atender as vítimas.
A morte de Proteo foi confirmada pela Secretaria de Defesa Nacional do México. Em nota, publicada nas redes sociais, as Forças Armadas lamentaram o falecimento do animal e agradeceram pelo seu trabalho na Turquia.
“Obrigado, Proteo, por seu trabalho heroico, você cumpriu a missão do Exército mexicano. Os membros do Exército e da Força Aérea mexicanos lamentam profundamente a perda de nosso grande companheiro, o cachorro ‘Proteo’, você cumpriu sua missão como membro da Delegação Mexicana na busca e resgate de nossos irmãos na Turquia”, publicaram as Forças Armadas.
Gracias #Proteo por tu heroica labor, cumpliste la misión #perrito del #EjércitoMexicano #fuerzaturquia🇹🇷 #sismo #esperanza pic.twitter.com/bQdgxT3wnH
— @SEDENAmx (@SEDENAmx) February 12, 2023
@sedenamx Gracias #Proteo por tu heroica labor, cumpliste la misión #perrito del #EjércitoMexicano #fuerzaturquia🇹🇷 #sismo #esperanza ♬ sonido original – SEDENAmx
O governo mexicano ainda não anunciou as circunstâncias da morte do animal. Entretanto, a mídia do país relata que Proteo foi esmagado por escombros do terremoto.
Terremoto na Síria e Turquia
O terremoto que atingiu a Turquia e Síria deixou, até o momento, 37.357 vítimas, segundo a Autoridade de Gestão de Desastres e Emergências (AFAD). Foram registradas 31.643 mortes no sul da Turquia e 5.714 mortos na Síria.